Instituto do Autismo vai chegar ao Agreste Em visita ao Diario, Kadu Lins, diretor geral do instituto, falou sobre a expansão para Caruaru e as atividades que o IDA desenvolve

Publicação: 28/03/2024 03:00

Fundado em 2020 pelo profissional de Educação Física e especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA, na sigla em inglês) e psicomotricidade Kadu Lins, o Instituto do Autismo (IDA) se prepara para inaugurar um espaço exclusivo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espetro Autista (TEA) em Caruaru, no Agreste, em maio deste ano. Esta será a sétima unidade do instituto, que já conta com quatro espaços no Recife, um em Igarassu, na Região Metropolitana, e um em Carpina, Mata Norte.

Em visita ao Diario, Kadu Lins  falou sobre o trabalho desenvolvido pelo IDA, que, atualmente, assiste 550 crianças com o apoio de mais de mil colaboradores. “A gente é um local de informação, a gente é um local de acolhimento. ‘Meu filho é autista, eu não sei o que fazer’, vai lá conversar um pouquinho conosco, que vamos tentar dar um direcionamento”, explica.

No instituto, são realizadas intervenções terapêuticas com equipes multidisciplinares que incluem psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicomotricistas, profissionais da educação física, psicopedagogos, musicoterapeutas, equoterapeutas e nutricionistas.

O IDA é privado e também possui vagas sociais, além de promover atividades gratuitas como colônias de férias, cursos e ações sociais.