PE soma 12.623 casos prováveis de dengue Número é 522,7% maior do que o registrado no mesmo período em 2023. Na lista de alta de casos estão 16 municípios de PE e Fernando de Noronha

Adelmo Lucena

Publicação: 28/03/2024 03:00

Pernambuco já soma 12.623 casos prováveis de dengue desde o início de 2024. O número, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) é 522,7% maior do que o registrado no mesmo período em 2023. Os confirmados deste ano totalizam 827, sendo 10 considerados graves. Além disso, há 18 óbitos em investigação. O novo Informe Epidemiológico mostra o balanço de 16 a 23 de março, o que corresponde a semana epidemiológica 12.

Entre a semana 12 e a semana 11 (9 a 16 de março), a quantidade de casos prováveis aumentou 32,8%, e a de confirmados, 13,2%. As mulheres com idades entre 20 e 29 anos são as principais infectadas pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Os 16 municípios com alta incidência de casos de dengue são: Araçoiaba, na Região Metropolitana; Chã de Alegria e Itaquitinga, na Mata Norte; Quipapá, na Mata Sul; Garanhuns, Riacho das Almas e Camocim de São Félix, no Agreste; Terra Nova, Lagoa Grande, Exu, Verdejante, Granito, Ingazeira, Calumbi e Belém do São Francisco, no Sertão, além de Fernando de Noronha.

Diante do crescimento, a SES promoveu uma reunião de alinhamento com diretores de hospitais regionais do Estado e de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A ideia é intensificar o acompanhamento dos dados que são fornecidos pela Rede de Urgência e Emergência.

“Nossa ideia foi orientar e promover a sensibilização de todos os presentes que integram a rede sobre os registros dos dados em sistema e a coleta de sangue do paciente para que também sejam realizadas em tempo oportuno. Tudo isso contribui para a qualidade da informação final e para que a gente também possa tomar as decisões de saúde pública da forma mais estratégica e oportuna”, explicou a secretária-executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Verônica Cisneiros.