GOIANA » Heroínas de Tejucupapo em cena

Publicação: 26/04/2024 03:00

O tradicional espetáculo da Batalha das Heroínas de Tejucupapo, realizado em Goiana, Zona da Mata Norte do estado, começa hoje as encenações de sua 31ª edição, que vão até domingo na Fazenda Megaó %u2013 Monte das Trincheiras em Tejucupapo, local do confronto entre os holandeses e as mulheres. A programação começa às 14h e peça envolve 320 moradores do distrito de Goiana. Na abertura, o espetáculo será  exclusivo para alunos do 6° ao 9° ano das escolas municipais de Goiana, proporcionando uma aula de história ao ar livre. Essa é a segunda vez que os alunos terão um dia dedicado a eles e a convidados.

Já no domingo, haverá a segunda encenação, às 14h, aberta ao público em geral e com entrada gratuita. Na noite do mesmo dia, na Praça Maria Camarão, a partir das 18h, haverá apresentações artísticas e culturais. A programação inclui Pretinhas do Congo (18h), Alcemar Gomes (20h), Dodo Pressão (22h) e Gatinho Manhosa (00h). No dia 27, Moracatu Coração Nazareno (18h), Sandro Boladão (20h), Anderson Neiff (22h) e Tayara Andreza (00h) se apresentarão. Encerrando a festa, no dia 28, terá Caboclinho Canidé (18h), Júnior Manchão (20h), MC Tocha (22h) e Desejo de Menina (00h).

Desde 1993, a encenação teatral "Batalha das Heroínas de Tejucupapo", escrita e dirigida por Luzia Maria da Silva, resgata a história de luta e bravura das Mulheres de Tejucupapo, em 23 de abril de 1646. Essa batalha foi a primeira na história brasileira protagonizada por mulheres, marcando o início das lutas pela liberdade do Brasil. Elas foram lideradas por Maria Camarão, Maria Clara, Maria Quitéria e Maria Joaquina, que conseguiram expulsar os holandeses.