'MPT em Quadrinhos' chega à 73ª edição Publicação conta atuação do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco na reconfiguração do ambiente de trabalho do maior polo gesseiro do mundo

Publicação: 18/04/2024 03:00

A procuradora do Ministério do Trabalho (MPT), Ana Carolina Lima Vieira visitou, na tarde de ontem, a redação do Diario de Pernambuco para falar sobre as ações que serão adotadas para conscientização e prevenção aos acidentes de trabalho no trabalho extrativista.

O Abril Verde é o mês dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco traz luz à situação dos trabalhadores do polo gesseiro ao promover o lançamento da 73ª edição do projeto MPT em Quadrinhos: “Gesseiros: “Neve” no Sertão do Araripe”.

A publicação destaca a necessidade das empresas assegurarem um ambiente de trabalho seguro e saudável, com foco no setor gesseiro.

O maior polo gesseiro do mundo é de Pernambuco. Mais de 80% do gesso utilizado no país é produzido no estado. E apesar do inestimável valor para a economia dos municípios situados no Polo Gesseiro - Araripina, Bodocó, Ipubi, Ouricuri e Trindade - e para o todo o estado, ainda há muita luta para viabilizar um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os trabalhadores do Sertão do Araripe. Onde o gesso é considerado ouro, a saúde e a segurança ainda não é a realidade de todos.

“Essa revista é um projeto do Ministério Público do Trabalho desde 2012 e temos vários lançamentos sobre o ambiente de trabalho, como combate ao trabalho da criança do adolescente. A nossa nova edição é sobre a atuação do MPT na região do Polo Gesseiro. Há dez anos o MPT desenvolve trabalhos nesta região e a gente resvolveu divulgar nossas ações e o resultado. A melhro forma que a gente encontrou de divulgar promocionalmente foi através da publicação deste quadrinho, que leva uma mensagem simples, lúdica, acessível e traz a informação da problemática que existe na região”, explicou a procuradora Ana Carolina Lima Vieira.

Desde 2015, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio do Grupo de Trabalho (GT) do Gesso, acompanha a situação das condições de trabalho no Sertão do Araripe pernambucano, com o intuito de garantir melhorias para os trabalhadores do setor, que sofrem, sobretudo, com a exposição excessiva à poeira do gesso, falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e condições sanitárias inadequadas. Estima-se que essa atuação já beneficiou mais de 5 mil trabalhadores.  

MPT em quadrinhos

Todas as edições do projeto “MPT em Quadrinhos” estão disponíveis para download aqui. Os interessados podem baixar e reproduzir as revistas. O projeto é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo e já distribuiu mais de 5 milhões de exemplares em todo o Brasil.