ENERGIA » 33 milhões de kWh são recuperados

Publicação: 04/05/2024 03:00

Entre janeiro e março de 2024, as ações para combater desvios de energia elétrica conseguiram recuperar 33 milhões de quilowatts-hora (kWh). Segundo a  Neoenergia Pernambuco, com essa quantidade seria possível abastecer Olinda, no Grande Recife, por 32 dias. Em nota divulgada sexta-feira, a empresa informou que, em 2023, recuperou 195 milhões de quilowatts-hora (kWh).

Para alcançar esses resultados, a concessionária disse que adotou novas medidas e intensificou o uso de inovações tecnológicas. "A tecnologia é uma forte aliada na estrutura de inteligência da empresa, em que nos permite agir de forma estratégica em favor destas recuperações, combatendo desvios com mais eficiência, independentemente se o consumidor seja pessoa física ou jurídica. Além de permitirem a recuperação de energia, esses atos permitem que os mais de 4 milhões de clientes da distribuidora tenham acesso aos serviços com ainda mais qualidade e segurança", afirma Fábio Muniz, supervisor de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco.

No primeiro trimestre deste ano, foram realizadas mais de 42 mil inspeções na área de concessão da Neoenergia Pernambuco. Mais de nove mil ligações clandestinas foram regularizadas. Além das verificações, a empresa substituiu 5 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, uma das estratégias para prevenir erro na medição do consumo de energia elétrica.

Uma das iniciativas de modernização é a blindagem de redes, além da troca dos medidores, que deixam de ser instalados na fachada ou dentro dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras. Com isso, os equipamentos podem ser acompanhados remotamente para executar serviços e identificar interferências na medição.