Acidentes e prejuízo entram na conta

Publicação: 06/05/2024 03:00

Além dos problemas para as redes de internet, energia e telefonia, com os furtos de fio, os postes ficam com a fiação danificada e exposta, podendo causar graves acidentes e, até mesmo, mortes em decorrência de choque elétrico. Como foi o caso de um homem identificado como Bruno Henrique, de 26 anos, que morreu após pisar em um fio de alta tensão, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Oeste do Recife, no dia 5 de janeiro deste ano.

Outro caso que também chamou a atenção foi o de um homem, de 44 anos, que morreu eletrocutado após tentar furtar fios de cobre de um poste de energia em Itamaracá, no Grande Recife, no dia 22 de abril, quando tentava subtrair fio.

Além disso, um dos casos que mais repercutiu foi o furto de fios de telefonia que prejudicou e afetou o sistema de marcações de consultas e atendimentos clínicos na Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife. O caso aconteceu em 2022 e segundo a direção da unidade, cabos telefônicos foram roubados.

Prejuízo

Quem já foi prejudicado com o furto de fios de telefonia foi o aposentado Irageu Fonseca, de 68 anos. Morador do bairro da Encruzilhada, na área Central do Recife, ele contou os prejuízos que teve quando passou três dias sem conexão com a internet após ladrões furtarem fios na rua onde mora com a família.

“Ficamos sem internet em casa por quase três dias. Na época, meu filho trabalhava home office e tive que ficar roteando a internet pelo celular. Lembro que cheguei a ligar várias vezes para a operadora que informava não saber do que se tratava. Outros moradores do mesmo condomínio que usavam a operadora também ficaram sem internet. O problema foi resolvido quando, dois dias depois, a empresa enviou suporte para o prédio e os trabalhadores descobriram que metros de fios haviam sido roubados”.