SERTãO » Campus da UFPE terá 2.800 vagas

Publicação: 17/10/2024 03:00

O novo campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), localizado em Sertânia, no Sertão, terá 2.800 vagas para estudantes, que serão ocupadas ao longo de cinco anos. A construção do espaço faz parte de uma iniciativa do governo federal, que vai levantar dez novas universidades federais em diferentes estados do Brasil, além de novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

O Campus que será construído em Sertânia vai receber, inicialmente, os cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Administração Pública e Licenciatura em História.

“Levamos em consideração o pleito que a região fazia para definirmos os cursos que seriam implantados. A Prograd [Pró-Reitoria de Graduação] fez um levantamento dos cursos de graduação públicos ofertados na região; além disso, em toda reunião havia o pleito para o curso de Medicina, então não poderíamos deixá-lo de fora”, explicou o reitor Alfredo Gomes.

Os cursos de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente são inéditos em Pernambuco. “Esses novos cursos estão olhando para o futuro, pensando em questões climáticas, ambientais, assuntos esses que a região, também, demanda para o seu próprio desenvolvimento”, afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo. Deverão ser contratados 284 docentes e 86 técnicos administrativos em educação.  O investimento para este campus é de R$ 60 milhões.