Mortes e alagamentos devido às chuvas
Em apenas um dia, as fortes precipitações que alcançaram o Grande Recife já gerou diversos transtornos. Apac prevê mais chuvas hoje
Adelmo Lucena
Publicação: 15/05/2025 03:00
![]() | |
Motoristas tiveram que enfrentar alagamentos e muitos congestionamentos nas ruas |
As chuvas que caíram no Grande Recife, desde o meio da tarde de ontem, causaram duas mortes e diversos transtornos, como alagamentos, congestionamentos e falta de energia. No Recife, dois funcionários de um trailer morreram eletrocutados por conta da junção de uma ligação irregular de energia com o alagamento da via. Cidades registraram filas de carros e acúmulo de água nos principais corredores viários.
A Neoenergia Pernambuco informou que as mortes dos funcionários do trailer ocorreram na frente ao equipamento, localizado na avenida Engenheiro Alves de Souza, na Imbiribeira, na Zona Sul da cidade. Uma equipe da distribuidora foi enviada ao local e as primeiras informações apontam para uma ligação irregular que energizou a estrutura metálica. A empresa informou que a “ocorrência não tem relação com a rede de distribuição de energia”.
Quem precisou retornar para casa no início da noite de ontem também enfrentou problemas. Em vias como as avenidas Agamenon Magalhães, Domingos Ferreira, Conde da Boa Vista, Mascarenhas de Morais e João de Barros, motoristas se depararam com alagamentos e trânsito lento, exigindo atenção redobrada. A combinação de tráfego lento e visibilidade reduzida tornou a circulação ainda mais difícil para quem precisou se deslocar pela região.
Outros bairros da Zona Sul, como Ipsep, Ibura, Pina e Brasília Teimosa, também registraram alagamentos. Bairros da Zona Norte, como Nova Descoberta, Beberibe, Arruda, Água Fria e Casa Forte também não escaparam das consequências das chuvas. Em três horas, o acúmulo de chuvas no Recife chegou a 90 milímetros. No município de Olinda, o bairro Jardim Fragoso acumulou 70,53 mm no mesmo período. E em Jaboatão dos Guararapes, o bairro de Muribeca teve 66,62 mm.
BARREIRAS
Em Jaboatão dos Guararapes, o cenário é ainda mais preocupante. Bairros como Piedade, Prazeres, Candeias, Barra de Jangada, Cajueiro Seco e Curcurana enfrentam alagamentos severos, com a água invadindo calçadas e residências. O transporte também foi afetado: ônibus e veículos particulares encontram dificuldade para circular pelas ruas alagadas. Um caminhão acabou caindo em um bueiro da cidade.
A prefeitura confirmou cinco ocorrências relacionadas às chuvas: quatro pedidos de vistorias em barreiras, sendo três em Zumbi do Pacheco e um em Jardim Jordão. Ainda houve uma solicitação de orientação geral.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o cenário deve se manter nas próximas horas de hoje. Por conta disso, diversos órgãos públicos já anunciaram a suspensão das suas atividades no horário da manhã.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por exemplo, suspendeu os prazos processuais dos processos físicos, conforme as regras legais. Os prédios onde funcionam os serviços judiciários e administrativos das comarcas do Grande Recife permanecerão fechadas.
Já o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) suspendeu as atividades e não realiza expediente presencial e atendimento ao público. A Universidade de Pernambuco (UPE) suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas desta manhã. A mesma decisão foi tomada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pela a Unicap.