Festa para o rock Show gratuito em homenagem à trajetória do gênero musical será apresentado no Recife em abril

Marina Simões
marinasimoes.pe@dabr.com.br

Publicação: 24/02/2016 03:00

Pitty, Paralamas do Sucesso, Paula Toller e  Nando Reis: unidos em turnê brasileira pelo rock (LEO AVERSA / DIVULGAÇÃO)
Pitty, Paralamas do Sucesso, Paula Toller e Nando Reis: unidos em turnê brasileira pelo rock
São Paulo – Depois de prestar homenagens a Elis Regina, Tom Jobim, ao samba e a Tim Maia, o projeto Nivea Viva! anunciou ontem, em São Paulo, tributo aos 60 anos do rock nacional. A turnê gratuita Viva Rock Brasil vai rodar o país com os cantores Nando Reis, Paula Toller, Pitty e a banda Paralamas do Sucesso. O show no Recife será no dia 30 de abril, ainda sem local confirmado.

Para remontar a linha do tempo, a diretora artística Monique Gardenberg e o diretor musical Liminha tiveram um grande desafio: enxugar o repertório. O show já ultrapassa cinco horas, mas deve ser reduzido para 2h15.

A proposta é fazer uma antologia do rock. “Será uma viagem no tempo. O público vai acompanhar o surgimento do gênero, quando se incorpora a guitarra à música brasileira. Cada canção remete exatamente a uma época. Teremos Celly Campelo, a Jovem Guarda, o Tropicalismo, os Mutantes, Novos Baianos, Raul Seixas e Rita Lee”, comenta Monique. “A gente tem pensado em chamar alguém da Nação Zumbi para fazer homenagem ao Chico Science e ao manguebeat. Ele não poderia ficar de fora. Além de ser importante para a história, era a renovação do rock”, deixa escapar.

A banda será composta pelos músicos João Barone (bateria), do Paralamas, Dado Villa-Lobos (guitarra), da Legião Urbana, Maurício Barros (teclado), do Barão Vermelho, e Rodrigo Suricato (guitarra), da banda Suricato, revelada no programa SuperStar (Globo). “Todos vão cantar juntos algumas músicas. Mas haverá duetos e trios imprevisíveis. Queremos fugir do lugar comum”, comenta Liminha.

“Do repertório mais atual,  estarão representados Chico Science, Raimundos, Charlie Brown Jr e Los Hermanos”, antecipa Pitty. “Passei a vida ouvindo a música deles (Paralamas, Titãs e Kid Abelha) no rádio e agora vou cantar com eles. Veja como é legal o mundo”, declarou a artista baiana cuja carreira começou em meados dos anos 1990.

“Acho que o rock está voltando com força. Vamos contar uma história de onde a gente vem e que ajudamos a construir. Acho que as mulheres também estão bem representadas no projeto. Sem dúvidas, as pessoas podem esperar músicas que marcaram gerações”, comenta Paula Toller, ex-Kid Abelha.
A estreia do Viva Rock Brasil será em 15 de março, no Rio de Janeiro. A turnê passa por Porto Alegre (3 de abril), Rio de Janeiro (10 de abril), Fortaleza (15 de abril), Recife (30 de abril), Salvador (22 de maio), Brasília (5 de junho) e São Paulo (26 de junho).

- A repórter viajou a convite da Nivea