Expoentes da arte e do folclore reconhecidos Na Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, haverá lançamento de livro, recitais e debates

Publicação: 16/08/2016 03:00

Cineasta Lula Gonzaga foi escolhido para integrar seleto grupo de artistas distinguido pelo governo do estado  (Tiago Delacio/Divulgação )
Cineasta Lula Gonzaga foi escolhido para integrar seleto grupo de artistas distinguido pelo governo do estado

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, lembrado amanhã, atividades gratuitas são realizadas no Recife. Hoje, na programação da 9ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, o Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457, Boa Vista) sedia a mesa Valorização de identidades: Construção de processos de significação. Participam os professores Alessandra Regina Gama (UFSCAR) e Paulo Vitor Melo (UFS).

Às 15h, na Estação Central Capiba/Museu do Trem (Rua Floriano Peixoto, s/n, São José), ocorrerá um recital de cordel e o lançamento do livro A primeira ferrovia inglesa do Brasil, de Josemir Camilo Melo. No mesmo horário, na Casa do Carnaval (Rua de São Pedro, s/n, Pátio de São Pedro), o público poderá conferir a roda de diálogo Terça Negra: participação social do Movimento Negro Unificado na preservação do território de sociabilidade do Pátio de São Pedro.

Amanhã, três novos Patrimônios Vivos recebem a honraria, a repentista Mocinha de Passira, a Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense e o cineasta Lula Gonzaga. Também haverá a entrega do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho. Será no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio), às 10h, com acesso aberto ao público.

O Espaço Pasárgada, na Rua da União, presta tributo a José da Costa Leite, Patrimônio Vivo de Pernambuco, com oficina de literatura de cordel e xilogravura, ministrada por ele a partir das 14h. Inscrições: pasargada.fundarpe@gmail.com ou pelo telefone 3184 3165. Confira a programação completa em diariodepernambuco.com.br/viver.

José da Costa Leite promove oficina de literatura de cordel e de xilogravura, amanhã, às 14h, com acesso gratuito