PROJETO » O Recife literário para ver com aplicativo no celular

Publicação: 21/08/2016 03:00

Projeto idealizado e desenvolvido pelo cineasta Eric Laurence (Uma passagem para Mário) gerou um aplicativo para celulares com mapeamento literário das ruas do Recife. O serviço oferecido nos dispositivos móveis, gratuitamente, relaciona as vias da capital pernambucana com trechos dos livros nos quais elas são narradas, referidas, poetizadas. Ruas literárias do Recife traça, ainda, um panorama de viagens arquitetônicas capazes de inspirar escritores nascidos ou baseados no estado. Ao todo, 150 pontos do município foram catalogados e 82 autores, de distintos estilos e épocas, têm obras incluídas nos excertos presentes no roteiro.

A proposta do aplicativo é dotar o usuário, morador ou turista, de conhecimento sobre como as edificações e as ruas da cidade são retratadas em contos, poesias, crônicas e romances pelos autores da região. É uma forma de fortalecer a identidade regional e disseminar aspectos locais para públicos distintos a partir do acesso pelo dispositivo móvel. A ideia também é, por conseguência, revalorizar o patrimônio arquitetônico e social e expandir o alcance da literatura.

A produção dos textos contou com a consultoria da escritora e colunista do Viver Luzilá Gonçalves, colaboração e pesquisa da poetisa Cecília Villanova e edição da jornalista e editora do site da revista Continente Olívia Mindêlo. Entre os autores citados, Raimundo Carrero, Joaquim Cardozo, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Manuel Bandeira, Carneiro Vilela, Antônio Maria, Lucila Nogueira e Luzilá Gonçalves.