A veia crítica dos documentários

Publicação: 25/02/2017 03:00

Enquanto a maioria dos olhares está voltado para os filmes de ficção, alguns indicados da categoria Melhor Documentário em Longa-Metragem acabaram tendo uma atenção a mais este ano, tanto pelas temáticas quanto pela qualidade dos concorrentes. Tidos como favoritos, A 13a Emenda e Eu não sou seu negro abordam o racismo histórico nos EUA e os impactos da segregação nos tempos atuais. Competentes e relevantes, as duas produções funcionam quase de maneira complementar, montando um panorama do preconceito contra negros, problema longe de estar restrito ao território norte-americano.

Coincidentemente, quatro dos cinco realizadores indicados na categoria são negros: Ava DuVernay (A 13ª emenda), Raol Peck (Eu não sou seu negro), Ezra Edlman (O.J.: Made in America) e Roger Ross Williams (Life, animated).

A questão racial também perpassa, de forma menos direta, outro documentário bem cotado, o colossal O.J.: Made in America. Lançado como série da ESPN, o longa de quase oito horas de duração foi exibido nos cinemas para poder concorrer ao Oscar. A produção se debruça sobre a trajetória do jogador de futebol americano que, com várias evidências de ter assassinado sua ex-esposa Nicole Brown e o amigo dela Ronald Goldman, acabou sendo inocentado dos crimes.

Uma das razões para a absolvição foi a estratégia da defesa, que influenciou júri e opinião pública ao acusar a promotoria de racismo contra Simpson, negro e bem-sucedido. De fato, à época, no início dos anos 1990, a polícia de Los Angeles era conhecida por abordagens discriminatórias e violentas em comunidades negras.

Menos comentados, os bons Fogo no mar e Life, animated completam a lista de documentários oscarizáveis. O primeiro aborda a rotina de refugiados da África e Oriente Médio na pequena ilha italiana de Lampedusa, ponto de parada de pelo menos 400 mil pessoas nestas condições nos últimos 20 anos. Já o outro filme narra a vida de Owen, um garoto norte-americano com síndrome de Down que tem como grande paixão os desenhos animados da Disney.