Telinha

Publicação: 02/03/2017 03:00

No YouTube: Produção já foi visualizada mais de 600 mil vezes (FERNANDO CYSNEROS/DIVULGAÇÃO)
No YouTube: Produção já foi visualizada mais de 600 mil vezes

Bichas no palco do Amor & Sexo


Matheus Rangel
edviver@diariodepernambuco.com.br


A diversidade continua na pauta principal da décima temporada de Amor & sexo, atração comandada por Fernanda Lima nas noites das quintas-feiras na Globo. O pernambucano Marlon Parente é um dos convidados do programa que vai ao ar hoje, às 23h10. Ao lado da drag queen potiguar Kaya Bicha - alcunha para Igor Ferreira -, ele compartilha a experiência de produzir e dirigir o documentário Bichas, lançado em fevereiro do ano passado, do qual Igor faz parte como entrevistado.

Com mais de 615 mil visualizações, o filme, disponibilizado no YouTube, destrincha a ressignificância do termo “bicha” para seis jovens gays e suas respectivas lutas por respeito na família, na escola ou no ambiente de trabalho. O projeto tem como cerne a apropriação do termo que dá nome ao filme, tido como pejorativo, como forma de empoderamento e autoaceitação.

Para ilustrar a discussão, Fernanda Lima recriou uma parada LGBT no palco do programa e levou convidados de cada uma das letras da sigla (que representa lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) para comentar. “Acho o Amor & sexo uma vitrine muito didática, porque explica coisas que as pessoas não querem ouvir. Fernanda faz tudo isso com uma dinâmica muito feliz, sem o tradicional tom melancólico, chamando pessoas de cada uma das letrinhas para contar suas experiências - às vezes não muito boas -, respeitando os seus lugares de fala”, acredita Marlon.

“Falamos sobre o processo de produção e edição. Contei que o filme é uma resposta de autoafirmação que serviu de ajuda para mim e para outras pessoas”, afirma. Entre os destaques desta temporada estão o tema sexo na terceira idade e o dueto entre Karol Conka e Elza Soares para debater feminismo.

“O filme é uma resposta de autoafirmação que serviu de ajuda para mim e para outras pessoas”
Marlon Parente, diretor do documentário Bichas

Feud
Rivalidades expostas em série

A série Feud só estreia no Brasil em 12 de março, mas já teve segunda temporada confirmada. A produção de Ryan Murphy, responsável por seriados antológicos como American crime story e American horror story, vai explorar um tema por ano. A ser transmitida no no canal Fox 1, a história relembrará a rivalidade entre as atrizes Joan Crawford e Bette Davis, vividas por Jessica Lange e Susan Sarandon. A segunda temporada terá como tema o relacionamento do príncipe Charles e a princesa Diana.

Mais um ano para Adnet
Elogiado pelo público e pela crítica, o programa humorístico Tá no ar: A TV na TV está com a quinta temporada confirmada, a ser exibida em 2018.

SÉRIE
Cineastas na Segunda Guerra

Five came back, série documental da Netflix, ganhou trailer e data de lançamento: 31 de março. A produção conta a história de cinco cineastas que serviram aos EUA durante a guerra.