TELINHA » Criança Esperança sem os boatos

Fernanda Guerra
fernanda.guerra@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/07/2017 03:00

São Paulo - “Eu convido os brancos para essa luta. Se perceber branco não é problema, mas quando se percebe que a ‘normalidade’ é branca, você entende os privilégios e vantagens que tem. A partir daí, você tem mais empatia por essa luta que deve ser de todos”. O convite é de Lázaro Ramos e apenas um dos fortes depoimentos sobre racismo que compõem o especial Diálogos da esperança, com exibição neste domingo e no dia 30 de julho, às 21h, na GloboNews. Educação, diversidade, questões raciais, empoderamento feminino e dos jovens serão debatidos sob a perspectiva escolar.

Além do ator, as atrizes Dira Paes e Leandra Leal e o apresentador Flávio Canto participaram do programa, um “braço” do Criança esperança, marcado para o dia 19 de agosto, na Globo. O quarteto, que atua como mobilizador da campanha social, acompanhou o debate com comentários pontuais. Com apresentação de Pedro Bial, o especial recebeu nomes como Tábata Amaral, fundadora do movimento Mapa Educação, e Gabriela Moura, cocriadora do coletivo Não me Kahlo.

Na divulgação desta edição, a campanha do programa, que tem cerca de 150 inserções na programação da Globo, rebate críticas e esclarece questionamentos e boatos sobre o evento social. Uma espécie de “prestação de contas”, a direção reuniu perguntas/comentários mais frequentes da internet. Em um dos vídeos, Leandra Leal lê um comentário de uma telespectadora que afirma que “a Globo tem dinheiro para pagar o prêmio do Big brother Brasil - algo em torno de R$ 1,5 milhão - e pede dinheiro para o Criança esperança”. A atriz responde que a emissora arca com todos os custos do evento.

Antes de aderirem ao projeto, os próprios mobilizadores - todos envolvidos em causas sociais - tinham dúvidas. “As pessoas criticam por pura falta de informação. É quase um privilégio participar disso”, pontua Dira. “Quando a gente foi chamado, todos nós levamos dúvidas e questões. Eu mesma recebi um e-mail. A transparência tem que ser regra. E o Criança esperança tem isso como regra”, complementa Leandra, referindo-se a um e-mail que circula na internet anualmente e acusa a Globo de promover o evento para geração de lucro e dedução de imposto fiscal.

A reportér viajou a convite da Rede Globo

Criança esperança
Novas e velhas caras no programa

O show do Criança Esperança vai ao ar em 19 de agosto, com artistas como Luan Santana, Simone & Simaria, Ana Vilela, Nando Reis em um número com os filhos, Adnet, Nego do Borel, Alexandre Pires, Tiago Iorc, Sandy, Pablo Vittar, Anavitoria. A campanha terá nova edição do Click Esperança, a partir deste domingo no Fantástico. Em quatro episódios, o quadro teve participação do jornalista Caco Barcellos e de quatro publicitários do país - Joanna Monteiro, Erh Ray, Sergio Gordilho e Luiz Sanches -, que orientam os jovens na produção de conteúdos a partir de diferentes perspectivas do jornalismo e da publicidade.
O Caldeirão do Huck também vai desenvolver uma ação.

BIS
Releituras inéditas de  clássicos

A terceira temporada de Versões é destaque no BIS, às quartas-feiras, às 20h. No programa, uma nova leva de artistas está pronta para apresentar releituras inéditas de sucessos brasileiros e mundiais. Com apresentação de Dedé Teicher, a atração tem 12 episódios, cada um direcionado a um artista diferente. Entre os convidados, Anavitória cantando Nando Reis, Iza homenageando Rihanna, a banda Outro Eu se dedicando aos clássicos do folk rock, Rael interpretando Vinicius de Moraes, Cícero cantando Caetano Veloso, Baleia tocando Los Hermanos e Emanuelle Araújo fazendo versões de Novos Baianos. Ainda: Lucy Alves canta Secos & Molhados, Lila entoa clássicos do carnaval, Tacy de Campos interpreta Cássia Eller, Rubel canta Dorival Caymmi e, no primeiro episódio, Danny Black homenageia Djavan.

REALITY
Popstar faz disputa ao vivo

A partir deste domingo, o Popstar vai ao ar ao vivo, às 13h, na Globo. O segundo dia consagrou Lucio Mauro Filho, Sabrina Parlatore e Eduardo Sterblitch nos três primeiros lugares do programa. Após a boa estreia com Frevo mulher, a atriz pernambucana Fabiana Karla interpretou Infiel, sucesso da cantora sertaneja Marília Mendonça. A performance dramática foi elogiada pelo júri, mas não rendeu nota expressiva como na primeira apresentação. Desta vez, Fabiana obteve 16 pontos, uma das mais baixas do dia. Do segundo lugar conquistado inicialmente, ela caiu para a nona posição. “Achei surpreendente. A gente já conhece o seu lado artístico. Mandou bem na escolha do repertório, no drama”, elogiou Paulo Ricardo. “Mais importante é ter personalidade. E ela tem em tudo que faz”, complementou Sidney Magal.