A casa é sua Novo filme do diretor de Cisne negro, Mãe! racha percepções ao contar história com ares surreais de um casal morador de um casarão isolado e anfitrião de hóspedes esquisitos

BRENO PESSOA
breno.pessoa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/09/2017 03:00

Unanimidade é algo difícil ou até improvável de conquistar. Quase tão raro quanto o consenso de aprovação é a total disparidade nas percepções sobre determinado produto artístico. Mãe!, novo filme de Darren Aronofsky (Cisne negro) é uma dessas produções incomuns que não encontram meio-termo na recepção, situando-se nos extremos, de amor ou ódio.

Escrito pelo próprio Aronofsky, Mãe! tem como protagonistas um casal interpretado por Jennifer Lawrence e Javier Bardem, personagens sem nome que vivem em um casarão isolado. Ela cuida das tarefas domésticas e da restauração da casa, enquanto ele, um escritor em crise, busca inspiração para escrever uma nova obra. Percebe-se nela a tentativa de tornar um ambiente agradável e um visível esforço para motivar o marido, apático e distante.

A monotonia do ambiente é quebrada com a vinda de um homem (Ed Harris) que diz ter confundido o local com uma hospedaria e, por conta das circunstâncias, é convidado pelo escritor a passar a noite na casa. No dia seguinte, uma mulher (Michelle Pfeiffer) que se identifica como esposa do hóspede surge e se instala. A personagem de Lawrence assiste inconformada à chegada das inesperadas figuras, aceitas de bom grado pelo marido.

Toda estranheza dos acontecimentos e o comportamento inusitado dos personagens proporcionam um clima sombrio e surreal, que pode suscitar inúmeros paralelos, de obras de Kafka e filmes de Luis Buñuel a alegorias bíblicas. O tom soturno é reforçado pela fotografia predominantemente escura e granulada.

Em certo ponto da projeção, a atmosfera insólita dá lugar a uma sucessão de acontecimentos não apenas mais estranhos, mas progressivamente violentos que, em algumas passagens, soam gratuitos, desnecessários e, às vezes, até misóginos. A construção do roteiro rumo ao desfecho parece pautada unicamente na tentativa de chocar. A visceralidade não é problema, mas o aparente despropósito, sim. É difícil não enxergar sinais de pretensão na escalada brutal e exagerada dos eventos.

Aronofsky já se provou um diretor competente e Mãe! não sinaliza, propriamente, uma derrocada na carreira do cineasta, cujo último longa-metragem é o esquecível Noé (2014). Pelas reações adversas que o filme tem provocado, é inquestionável que, no mínimo, a produção desperta emoções e sentimentos, sejam lá quais forem. É um mérito.

Desconforto

A primeira metade do longa-metragem é a mais palatável e interessante. O diretor Darren Aronofsky deixa o espectador tão deslocado quanto a personagem de Jennifer Lawrence, que, aliás, está bem no papel.

As motivações dos hóspedes não são claras e, frequentemente, causam desconforto à protagonista por suas atitudes. Outra atuação que merece destaque é a de Michelle Pfeiffer, em uma inconveniente e desagradável antagonista.

Estreias

Divórcio

Após anos junto, casal decide se separar, mas o divórcio não ocorre de maneira pacífica.  

Esta é a sua morte: O show
Reality show oferece recompensas para os participantes se matarem.

Columbus
Início da amizade entre Jin, um homem que viaja para visitar o pai doente, e Casey, uma jovem melancólica.

Glory
Comédia dramática centrada em um trabalhador que encontra uma mala cheia de dinheiro.

O assassino: O primeiro alvo
Soldado é recrutado pelo governo dos EUA para uma missão especial.

Rodin
Cinebiografia de Auguste Rodin aborda um período da carreira em que o artista se envolve com uma aluna.