CAIXA » Chico e Edu na voz de Zizi Possi

MATHEUS RANGEL
ESPECIAL PARA O DIARIO
matheus.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/09/2017 03:00

Zizi Possi esmiuçou o cancioneiro de dois consagrados compositores da música brasileira para o show que apresenta na capital pernambucana em três sessões, de hoje a sábado, na Caixa Cultural (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Recife Antigo). A cantora sobe ao palco hoje e amanhã, às 20h, e no sábado, às 17h e às 20h, para reinterpretar produções de Chico Buarque e Edu Lobo. Os ingressos, a R$ 20 e R$ 10 (meia), foram disponibilizados na bilheteria do local ontem e se esgotaram em cerca de uma hora.

Na apresentação do projeto, Zizi afirma que os dois músicos a ajudaram a moldar sua personalidade artística. Em entrevista ao Viver, ela justifica: “Sou uma intérprete que precisa de textos profundos, poéticos e de música que possa iluminar toda essa poesia. Com Chico e Edu, juntos ou separados, isso se tornou possível e é por conta desse ‘conteúdo’ riquíssimo da obra deles que eu digo que ajudaram a definir minha identidade”.

O violonista e guitarrista Bruno Mangueira e o tecladista e pianista Keco Brandão acompanham a artista na apresentação, com duração de aproximadamente uma hora. O repertório não deixará de contar com Sentimental, Dueto, Com açúcar, com afeto, Lábia e outras faixas, incluindo Pedaço de mim, cujo dueto com Chico Buarque em um especial de TV na década de 1970 ajudou a projetar Zizi na música brasileira.

Em quase quatro décadas de carreira, será em 2017 que a cantora estreia nas artes cênicas com um monólogo musical que aborda a depressão. Sob a direção do irmão, José Possi Neto, o espetáculo À flor da pele tem a primeira sessão no dia 9 de outubro, no Teatro Cetip, em São Paulo. “Tenho vivido meu dia-a-dia ensaiando texto e músicas e me sentindo tão feliz, tão realizada por poder finalmente experimentar uma nova forma de fazer música, de interpretar textos, e de, quem sabe, poder ajudar pessoas que, como eu, podem ter se perdido no mundo à parte, que é o de quem vive a depressão. Isso me faz encontrar um sentido maior para tudo na vida”, comemora Zizi, acrescentando que o roteiro foi preparado com cuidado para tratar do tema delicado. Embora ainda não saiba se a peça aportará no estado, a cantora se declara ao público pernambucano: “Desde o início da minha carreira, todas as vezes em que estive em Recife, eu só confirmava a sensação de estar diante de pessoas que levam a palavra, o comprometimento à sério. Gente que não tem preguiça de dar o seu melhor!”.