Recados da cena negra Festival ocupa Fortim do Queijo, em Olinda, com shows e atividades para fortalecer a luta por igualdade racial

Publicação: 16/12/2017 03:00

A Praça do Fortim do Queijo, na beira-mar do Sítio Histórico de Olinda, se tornará sede da 15ª edição do Festival Cena Brasil, sábado e domingo. Com dez apresentações gratuitas de atrações locais e internacionais, atos políticos, oficinas e homenagem ao Dia Nacional do Maracatu, o evento reforça a luta pela igualdade racial. Estão previstas performances de nomes como Valdi Afonjah, Jorge Riba, Lamento Negro e Pax Nindi (Zimbábue).

No primeiro dia, as apresentações ocorrem a partir das 18h. No local, se apresentam o Coco na Pisada do Mestre, unindo o tradicional coco de roda a elementos do xaxado, hip hop, e maracatu, e o veterano Valdi Afonjah, que celebra 30 anos de carreira com performance voz e violão, na qual interpreta canções autorais e músicas de nomes como Luiz Melodia, Jorge Mautner, Belchior e Bob Marley em reggae. O palco também recebe o retorno do grupo pernambucano de rock Carranza, após hiato de 12 anos, e o show da banda Zé Lamúria.

No domingo, o Cena Brasil apresenta o reggae da Marvelou, permeado de influências regionais, o guitarrista africano Pax Nindi, que se une a músicos locais para reverenciar o reggae, o projeto Ancestral, do cantor e compositor recifense Jorge Riba, a apresentação do Maracatu Nação Camaleão e o grupo de afropop e samba-reggae olindense Lamento Negro. No encerramento, performance do projeto Vem Dançar, Olinda.

As atrações foram selecionadas entre 300 inscritos. Nesta edição, foi escolhido o tema Dignidade urbana e paz, que norteia os debates e manifestos programados para os dias de festival. O evento será marcado ainda pela realização de uma ato político cultural em defesa da igualdade racial, promovido por ativistas da Consciência Negra de Olinda e representantes de grupos e manifestações de origem afro-brasileira.

Outra ação afirmativa prevista é a celebração da instauração do Dia Nacional do Maracatu, aprovado por unanimidade pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados no início do mês. A lei institui o dia 1º de agosto, data que já é celebrada em Pernambuco desde 1997, como Dia Nacional do Maracatu. O Cena Brasil conta ainda com atividades de capacitação, em duas oficinas: rádio e filmagem, com aulas teóricas e práticas.

Serviço

15º Festival Cena Brasil
Onde: Pátio do Fortim do Queijo (Rua Manuel Borba, Carmo, Olinda)
Quanto: gratuito

Programação

Sábado
Coco na Pisada do Mestre, Valdi Afonjah, Carranza, Zé Lamúria

Domingo
Marlevou, Pax Nindi, Ancestral (Jorge Riba), Maracatu Nação Camaleão, Lamento Negro, Vem Dançar Olinda