Xilogravura na terra de Van Gogh Combinação inusitada de manifestação artística típica do Nordeste brasileiro com as paisagens da capital da Holanda é o mote de exposição no Recife

Publicação: 18/12/2017 03:00

Radicada em Amsterdam, na Holanda, há quase 15 anos, a artista visual Renata Ramos volta ao Recife, onde passou a maior parte de sua vida, para realizar a exposição Amsterdam em cordel, às 20h, no restaurante Anjo Solto Pina. A ideia dela foi juntar a arquitetura e símbolos da capital do país europeu, como as bicicletas, com a riqueza da cultura pernambucana. O resultado do trabalho foram dez desenhos de 50cm x 75cm, feitos em acrílica e caneta a nanquim.

De acordo com Renata, a ideia para a mostra apareceu como fruto de um evento cotidiano. “A história da exposição começou porque comecei a conversar com uma amiga holandesa que era designer de cartões-postais com temas de Amsterdam. Saímos para conversar e perguntei se ela conhecia o cordel. Mostrei a obra de vários artistas e ela disse que isso poderia ficar bom. Eu estava interessada em fazer gravuras em linóleo, técnica adotada por muitos artistas na Holanda, e vi uma possibilidade de diálogo com a xilogravura”.

As experiências vividas no Recife, cidade onde morou da infância até o começo da vida adulta, balizaram as escolhas de Renata. “Fiz uma holandesa dando beijo no lanceiro do maracatu e Lampião e Maria Bonita passeando de bicicleta por Amsterdam, além da Rural de Roger de Renor chegando à capital holandesa. Há, ainda, uma mulher com os klompens, tamancos de madeira típicos do país. Ainda hoje, vejo a cidade como estrangeira, com suas pontes, suas bicicletas. É uma mistura de coisas que me remetem a Pernambuco e às coisas mais lindas da Holanda”.

Além de Amsterdam em cordel, Renata exibe outras obras da série Mulheres de bar em outro ambiente do Anjo Solto. “Me baseei naquela frase que falava de Marcela Temer como bela, recatada e do lar. Achei aquilo muito ridículo. A partir disso, fiz telas e outras aquarelas. É outra versão do meu trabalho, diferente do cordel e dessa inspiração mais naif de movimentos culturais e populares”.

Perfil
Nascida em São Luís, no Maranhão, Renata Ramos foi criada em São Paulo até os 6 anos, quando se mudou para o Recife. Formou-se em artes visuais na Universidade Federal de Pernambuco em 1998 e trabalhou como arte-educadora no Recife por cinco anos até se mudar para a Holanda, em 2003. Com a mudança, parou de pintar e voltou à ativa em 2014, com o tema Amsterdam Integratie. Este também foi o tema de uma exposição que esteve em cartaz em 2015, também no Anjo Solto Pina.

Serviço

Exposição Amsterdam em cordel, de Renata Ramos
Quando: hoje, às 20h
Onde: Anjo Solto Pina (Avenida Herculano Bandeira, 513, Pina)
Quanto: gratuito
Informações: 3325-0862