Telinha

Publicação: 01/01/2018 03:00

Assombradas pelo terror do cangaço

BRENO PESSOA
edviver@diariodepernambuco.com.br


Repetindo o que foi feito em filmes como Dois filhos de Francisco e De pai para filho, a mais nova obra do diretor Breno Silveira vai ser exibida como telessérie. A produção, inspirada no romance homônimo da pernambucana Frances Pebles, será exibida em quatro partes, a partir de hoje, após a novela Do outro lado do paraíso, na Globo.

Inicialmente, o cineasta pretendia fazer um filme sobre o cangaço a partir da ótica da célebre Maria Bonita. Por falta de bibliografia a respeito da personagem, Silveira acabou optando por uma história inteiramente de ficção e, nas pesquisas, entrou contato com o romance da pernambucana, ambientada no mesmo período histórico e que aborda o tema.

A narrativa é dividida pelos pontos de vista de duas irmãs, Luzia (Nanda Costa) e Emília (Marjorie Estiano). A primeira é uma figura mais séria e pragmática, enquanto a segunda tem perfil mais romântico e idealista. Costureiras, as duas dividem morada com a tia em uma casa modesta no interior do estado, em Taquaritinga do Norte, nos anos 1930.

A relativa tranquilidade da família é interrompida pela chegada do bando do cangaceiro Carcará (Julio Machado). Após obrigar as costureiras a preparar roupas para o grupo, o líder decide levar Luzia consigo, que aceita o destino em troca da segurança da família.

O filme mostra os acontecimentos sem pressa, com bastante desenvolvimento dos personagens. Se para o cinema a longa duração (quase três horas) pode ser cansativa para alguns, a divisão em capítulos para a TV se mostra boa opção para quem prefere acompanhar a história de forma episódica. O roteiro de Patrícia Andrade mantém fidelidade ao espírito do livro, ainda que com mudanças significativas, sobretudo no desfecho da trama.

"Com um romance você tem uma liberdade poética e estética muito maior"
Breno Silveira, diretor
 
É carnaval
Bell Marques em show inédito

Até a chegada do carnaval, a TV Brasil vai exibir shows inéditos de artistas nacionais, sempre na faixa das 20h15. A estreia do projeto será hoje, com apresentação do cantor e compositor Bell Marques. Ex-vocalista da banda Chiclete com Banana, o artista baiano se tornou conhecido como puxador de blocos e trios elétricos. Durante a semana também serão exibidos shows de Martinho da Vila (amanhã), Teatro Mágico (quarta), Skank (quinta) e Diogo Nogueira (sexta-feira).
 
Homofobia em Malhação
Temáticas LGBT se tornaram recorrentes em novelas da Globo. Em Malhação, personagem de Luís Galves vai se assumir homossexual e sofrer muito preconceito.
 
BBC
Reprise de planeta gelado

Apresentado por Ana Paula Padrão e produzido originalmente pela BBC, Planeta gelado será reprisado pela Band, a partir das 22h30 de hoje. Novas exibições ocorrerão nos dias 8 e 15.