João Alberto "O ambiente de comunicação pode ajudar-nos a crescer ou, pelo contrário, desorientar-nos". Papa Francisco

Colaboração: Thayse Boldrini
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 01/06/2018 03:00

O novo secretariado de Pernambuco

O governador Paulo Câmara, depois da trabalheira que teve, ao lado dos auxiliares, à frente do Gabinete da Crise, reinicia os contatos para concluir a reforma do seu secretariado. Voltou a manter contatos com os aliados e é possível que os novos nomes sejam anunciados no início da próxima semana.

Passaporte

Madri (Via Air Europa): A capital espanhola é uma festa para compras, um dos esportes preferidos dos turistas brasileiros. A Gran Via é o grande centro, em termos de confecções. Lá está a loja da Primark, uma cadeia irlandesa de roupas a preços baixos. São cinco andares, que vivem repletos, com 600 funcionários no atendimento. É quase impossível encontrar alguém na Gran Via, sem uma sacola da loja. Junto está a principal loja da rede Zara, com quatro andares, igualmente cheia, e da holandesa H&M, também imensa e cheia de compradores.  Outro setor muito procurado na cidade é o dos sapatos. Tem sapatarias por toda parte e muitas ofertas de modelos bonitos e com preços razoáveis. E também lojas oficiais do Real Madrid e Atlético de Madrid.

E  junto, na Via Preciados, uma loja muito conhecida, a El Corte Inglês, que funciona em três edifícios distintos. Um deles, tem uma área gourmet na cobertura, com terraço com bonitas vistas da capital inglesa. Outra loucura é a loja da Kiko di Milano, especializada em cosméticos. É o local da moda para a mulheres fazerem seus estoques de batons, sombras, esmaltes, etc. Muitas vezes, o problema é enfrentar as longas filas que se formam nos caixas.                

Uma visita imperdível é a Chocolateria San Ginés, onde se pode provar o melhor chocolate quente do mundo. Fundada em 1894, tem sempre filas. A xícara generosa de chocolate custa R$ 20, com direito a quatro churros, igualmente maravilhosos. Está localizada numa ruazinha chamada Pasadizo de San Gines. O lugar é bem escondidinho e rendeu para ela, durante a Segunda República Espanhola, o apelido de La Escondida. Fica pertinho da Gran Plaza.

O Museo del Jamón é uma rede que está em toda parte da cidade. Oferece uma variedade enorme de presuntos e queijos, sendo também restaurante de comida tradicional espanhola. O local é simples, com preço justo. Outra dica é o Mercado de São Miguel, no centro. Excelente opção para refeições rápidas e deliciosas.

Madri está cheia de bonecas de fibra de vidro, muito bem decoradas. Bem no estilo da CowParade e que são, evidentemente, cenário para muitas e muitas fotos e selfies dos turistas.

O hábito da siesta é ainda muito respeitado na Espanha. Tanto que muitas lojas, especialmente as menores, fecham das 13h às 16h. Muitos vão para casa, outros aproveitam para curtir os muitos e bem conservados parques que a cidade tem por toda parte.
 
Mulheres
O Itaú criou o programa Aceleração Itaú Mulher Empreendedora, com o objetivo de aprimorar as habilidades de gestão empresarial e desenvolvimento do talento empreendedor de mulheres. O banco, aliás, prestigia muito as mulheres. Nas agências Personnalité do Recife, 90% dos gerentes são mulheres.
 
Heroínas
O presidente Ronnie Duarte comanda segunda-feira, no auditório da OAB, a entrega da Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo. Neste ano serão agraciadas Margot Monteiro, Fernanda Menezes, Cláudia Freitas e Antonietta Chiappetta.

Padrão
O judiciário pernambucano poderá ter um trabalho inspirado no Manual de Padronização de Textos do Superior Tribunal de Justiça. Tutoriais e glossário de indexadores oficiais estão sendo elaborados sob coordenação do Centro de Estudos Judiciários do TJPE. O centro é dirigido pelo desembargador José Fernandes de Lemos que, com isso, atende à demanda de extremo interesse da área jurídica.

Autoral
A escola de design Lab74 terá sua primeira unidade física permanente fora de São Paulo, no Recife Antigo. Abre quinta-feira e o primeiro curso é sobre os processos que compõem a criação e fabricação de uma peça de mobiliário autoral.

Diversidade
Maria do Céu assistirá à Parada da Diversidade de São Paulo, domingo, no camarote do governador Márcio França. Pré-candidata a deputada estadual em Pernambuco, ela se reunirá hoje, com outros políticos que apoiarão a causa LGBT.

Spa
Juliana Costa e Luana Gomes implantaram no novo Spa Tantien, no Atlante Plaza, tratamentos como talassoterapia, vinhoterapia e pindaterapia. Inauguração será terça-feira e o espaço funcionará inclusive para não hóspedes.

Em Petrolina
O procurador-geral do Estado de Pernambuco, César Caúla, é o anfitrião do Fórum dos Procuradores-Gerais do Nordeste, segunda-feira, em Petrolina. Participantes seguem depois para a abertura do 2º Encontro Nordeste de Advocacia Pública, na Univasf, em Juazeiro.

Manipulação
Luisa Saldanha representa a Pharmapele no Congresso Internacional de Tendências Cosméticas, de quinta a sábado, em São Paulo. Na quinta-feira, será anfitriã de evento para 50 franqueados na churrascaria Fogo de Chão.

Em Los Angeles
A bailarina pernambucana Anne Costa embarca para Los Angeles, onde recebeu o título de Musa do Brazilian Day, em 2017, para ministrar aulas de frevo e maracatu no Congresso Internacional de Samba.

Na suíça
Josias Albuquerque, presidente da Fecomércio, embarca hoje para Genebra, na Suíça, para participar da conferência da Organização Internacional do Trabalho.

Moda
Somente com a criação de um produto original e com identidade própria é que surge a oportunidade de divulgar de forma institucional a moda pernambucana no restante do país e no exterior, segundo o Estudo da Competitividade dos Setores T&C em Pernambuco, divulgado recentemente em encontro no Marco Pernambucano da Moda.

Espião
A Gol, transportadora oficial da seleção brasileira, lançou uma ação que dá oportunidade a três brasileiros de ser um observador. Enviará os selecionados para amistosos de Argentina, Espanha, França e Suíça e fará relatório sobre pontos fortes e fracos das defesas que Neymar poderá ter pela frente.

Saudável
Tânia e Beatriz Konrad convidaram a chef Dani Brito para criar um menu voltado para a alimentação funcional e vegana, no Famiglia Giuliano. Lançamento do cardápio será dia 8, durante o horário de almoço.  
Movimento

Samir Abou Hana promove esta noite, na Arcádia do Paço Alfândega, a festa junina Canjica do Samir, com Genival Lacerda, Caju e Castanha, João Lacerda, Almir Rouche e a banda Forró Neon.

O Forrozão do Galo será realizado hoje e amanhã, na Praça Sergio Loreto.

O musical A Bela e a Fera, que aconteceria domingo, no Teatro Guararapes, foi transferido para o dia 18 de agosto.

Rodrigo Carvalho apresenta sua clínica de medicina preventiva e nutrologia, dia 13, no empresarial ITC.

O Movimento Pró-Criança apresenta o espetáculo Bailarina na roça, hoje às 19h30, no Teatro Luiz Mendonça.

O cantor argentino Daniel Barreto faz show esta noite no Sheraton Reserva do Paiva.

O Blog João Alberto divulgou lista com coleções exclusivas de roupas para curtir a Copa.

Aniversariantes
Carolina Monteiro, Edite Araújo, Fabiane Heráclito do Rego, Henrique Barbosa, Ilona Kohler Craveiro, John Davies, Karlize Isabela Maranhão Silva, Janaina Bezerra de Mello, Manasses Manoel dos Santos, Milton Nóbrega, Mônica Paes de Andrade, Nadieje Wanderley de Siqueira, Nena Pacheco, Pedro Paulo de Araújo, Rita Vila Nova de Souza, Sarah Werner e Thais de Paula.