TELINHA » Eles são muito mais que "apenas cães"

Publicação: 01/12/2018 03:00

Um amor universal e que não precisa de tradução é tema de uma série documental original da Netflix que estreou neste mês na plataforma. Apenas cães mostra, em seis episódios, com aproximadamente uma hora cada, as relações de pessoas com seus cachorros de estimação. São exibidas histórias nos Estados Unidos, na Síria, na Itália, no Japão e na Costa Rica, mas não é preciso entender o idioma falado em cada um desses lugares para compreender a afetividade entre humanos e animais.

Glenn Zipper, um dos produtores da série, disse, em entrevista ao jornal britânico The Independent, que a série tem como objetivo mostrar que o amor que homens, mulheres e crianças nutrem pelos cães pode ajudar a superar traumas e a lidar com distúrbios. “Cachorros não apenas nos fazem sentir amados, eles também nos fazem sentir seguros. No mundo de hoje, não importa quão divididos estamos, deveríamos prestar atenção no quanto esses animais significam pra gente e como a relação com eles nos une”, disse. Ele divide a direção do documentário com a indicada ao Oscar Amy Berg (Livrai-nos do mal, documentário de 2006 sobre os casos de pedofilia na Igreja Católica).

A premissa do seriado fica clara no primeiro episódio, quando é retratada a história de Corrine, uma menina com epilepsia, e de Roy, um cão treinado para identificar crises convulsivas. Da relação entre os dois, renasce a esperança de uma família. No segundo episódio, a série se debruça sobre o drama do refugiado sírio Ayham, que vive em Berlim e traça um plano perigoso para contrabandear o husky Zeus para fora da zona arrasada pela guerra em Damasco.

Na Itália, a produção fala sobre a relação do pescador do Lago Como Alessandro com o velho labrador Ice. Já no quarto episódio, intitulado Soltem as tesouras, é mostrado o trabalho das tosadoras japonesas Miki e Kenichi, que encaram uma competição americana de tosa. Os episódios finais mostram a determinação e os poucos recursos com que sobrevive um abrigo na Costa Rica para 1,2 mil cachorros abandonados e a história de Anna, uma defensora da adoção de cães de Nova York. O documentário é leve, ideal para assistir em família e capaz de derreter até mesmo os corações mais resistentes.

OUTROS CÃES
Os apaixonados por cachorros têm à disposição outras opções para continuar maratonando quando os episódios de Apenas cães acabarem - ainda não se sabe se haverá uma segunda temporada com novos capítulos. No Animal Planet, aos sábados, vai ao ar a série Emergência pet, que registra a rotina de uma rede de hospitais veterinários de São Paulo. O roteiro é mais tenso do que o da produção da Netflix, mas também mostra o vínculo entre animais e seus donos. Já no YouTube, é possível assistir ao documentário Kedi, da diretora turca Ceyda Torun. O filme mostra o dia a dia de sete gatos que vivem nas ruas de Istambul, capital da Turquia.