IAHGP festeja 162 anos de atividades Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano também deu posse aos novos 17 sócios, distribuídos em quatro categorias

Publicação: 30/01/2024 03:00

O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) comemorou 162 anos de atividades ontem em uma cerimônia realizada na Academia Pernambucana de Letras (APL), no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. O marcou a posse de 17 novos sócios distribuídos em quatro categorias: efetivos, honorários, correspondentes e beneméritos. Entre os integrantes do grupo, encontram-se não apenas pernambucanos, mas também representantes de estados vizinhos, como Paraíba e Alagoas.

Para a presidente do IAHGP, Margarida Cantarelli, 2024 será um ano para cuidar da sede do Instituto - localizada na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista - ampliando e adequando os espaços para possibilitar uma melhor utilização e acondicionamento do acervo. O local encontra-se em obras no momento e, por isso, a celebração ocorrerá na sede da instituição parceira, a APL.

“Precisamos ampliar os espaços pois a história não para. Em breve, as futuras gerações irão nos cobrar os registros do século XX. Suape, por exemplo, já faz parte da história de Pernambuco. Nosso papel, enquanto guardiões da história, é preservar os registros históricos”, explica Cantarelli.

“As dificuldades em levantar recursos são enormes. Somos uma entidade sem fins lucrativos e o próprio tempo comprova a seriedade da instituição. A manutenção e guarda de um acervo tão singular e representativo da história de Pernambuco merece os cuidados necessários para que as novas gerações possam ter acesso”, reforça a presidente.

O orador da noite foi o doutor em História, Prof. Paulo Cadena, que tomou posse como associado efetivo na ocasião. Ele abordou os motivos que levaram à escolha da data de fundação do IAHGP, além de relembrar as características do Recife no período da Revolução de 1824, conhecida como a Confederação do Equador, cujo Bicentenário será comemorado este ano.