Giro (15/02)

Paula Losada
Cleodon Coelho
www.giroblog.com.br
e-mail: giroblog@diariodepernambuco.com.br
@giroblog

Publicação: 15/02/2024 03:00

Na neve de NY

O cabelo não está mais “nevado”, como mostra a foto menor, mas o prefeito João Campos vai enfrentar a neve de Nova York, onde aterrissa hoje para receber na ONU um prêmio pelos resultados sociais obtidos pelo Compaz. Depois de sambar, cirandar e até entrar no ritmo do brega-funk com o MC Anderson Neiff, agora é hora de dar continuidade aos muitos projetos de sua gestão.

Na estrada
Raquel Lyra circulou por várias cidades e se mostrou uma grande foliã. Além de prestigiar o Galo da Madrugada, esteve em Olinda, Paudalho, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata e Aliança. Com investimento de R$ 20 milhões, o governo do estado procurou apoiar a diversidade da nossa cultura. Cerca de 90 municípios foram contemplados com recursos.
 
#tbt
Parece que foi ontem, mas lá se vão 38 anos desde que Jota Michiles compôs e Alceu Valença lançou um dos frevos mais celebrados desde então: Bom Demais. O sucesso foi tão estrondoso que a parceria rendeu outros hits carnavalescos antológicos, como Me Segura Senão Eu Caio, Diabo Louro, Vampira, Fazendo Fumaça e Roda e Avisa, essa última feita com Edson Rodrigues em homenagem ao também pernambucano Chacrinha, o inesquecível Velho Guerreiro.

Pernambucana
Sempre na companhia do namorado Túlio Gadêlha, Fátima Bernardes mostrou fôlego de uma autêntica foliã. Após estrear no Galo, foi direto para as ladeiras de Olinda para sair no bloco Hoje a Mangueira Entra. No domingo, prestigiou os papangus em Bezerros. Na segunda, vestiu-se de fantasma para brincar com uma turma de amigos. Já totalmente à vontade no carnaval pernambucano, a apresentadora dispensou o uso da máscara em boa parte dos dias e foi muito solícita com os fãs.
 
Princesa
Serena França Rossi, a primeira neta do rei Reginaldo Rossi, deve nascer no dia 22 de abril. “Já coloco músicas dele para ela ouvir e aprender a conhecer o grande artista que o avô foi”, diz a mãe, a jornalista Luciana França, sempre paparicada pelo marido Beto Rossi, conhecido carinhosamente como o Príncipe do Brega.

No Rio
O indigenista pernambucano Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Philips, assassinados no Vale do Javari, em junho de 2022, foram homenageados pelo Salgueiro. A escola veio com enredo inspirado no livro A Queda do Céu, coescrito por Davi Kopenawa, líder Yanomami, que desfilou no último carro. Ficou em quarto lugar.
 
Parabéns
A Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense comemora seus 103 anos, hoje, com desfile pelas ladeiras da Cidade Alta. A saída está programada para as 19h, da casa da Dona Dá, na Rua da Boa Hora. Fundado por Augusto Canuto de Santana, Cosmo Botão, Jacinto Martinho, Isnar Colombo e Eugênio Cravina, o Cariri sempre abre o carnaval de Olinda com seu desfile às 4h da manhã do domingo.
 
Rossi
O senador Humberto Costa deu de cara com Reginaldo Rossi em pleno Galo. Ao esbarrar no cover do eterno Rei do Brega, fez questão de gravar um vídeo para as redes sociais. Lyno di Barros, o “intérprete”, já chegou até a compor música em homenagem ao ídolo.

Parceira
Por falar em Humberto Costa, sua namorada Dandara Ferreira, uma das diretoras do filme Meu Nome é Gal, passou o carnaval inteiro por aqui. Ela, que é baiana, desfilou em Olinda como musa do bloco As Filhas de Betha, criado em homenagem a Maria Bethânia, cantora que a própria cineasta interpretou em seu longa.
 
Calunga
A senadora Teresa Leitão não perde um desfile sequer do Homem da Meia-Noite. Vestida a caráter, acompanhou o calunga pelas ladeiras do sítio histórico de Olinda. Este ano, o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite prestou homenagem aos povos originários.
 
Cuia
Muitos artistas prestigiaram o bloco Banho de Cuia, do produtor de cinema João Vieira Júnior, que lotou a Rua Mamede Simões. Por lá, passaram a atriz Hermila Guedes, os cantores Fábio Trummer (da Banda Eddie), Barro, Igor de Carvalho e Juliano Holanda, o ilustrador Rodrigo Fischer e o cineasta Juliano Dornelles. A DJ Lala K comandou a animação, misturando de Beth Carvalho a Luiz Caldas.  

Na folia
O deputado federal Mendonça Filho, ao lado de Taciana, prestigiou o Galo, acompanhando a governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause. No domingo, o casal foi a Bezerros curtir o Carnaval dos Papangus, que este ano homenageou o xilogravurista J. Borges.

Cinzas
Pessoas que atuaram contra a ditadura no Brasil participaram ontem do 21º Encontro da Quarta-feira de Cinzas, no bar Gregos e Troianos, no bairro da Boa Vista. O evento contou com a participação do poeta, músico e menestrel Allan Salles.

São João
O carnaval mal terminou e os forrozeiros de plantão já estão na contagem regressiva para o São João de Caruaru. Comprovando a sua grandiosidade, ele foi destaque nos telões da Times Square, em Nova York.

Acolhidas
Mais de 400 meninos e meninas de 0 a 13 anos, filhos de catadores de material reciclado e de vendedores ambulantes que trabalharam durante o carnaval, foram acolhidos na Escola Nossa Senhora do Pilar, no Recife Antigo. As crianças ficaram sob os cuidados de 150 profissionais da prefeitura. Assim, seus pais e mães puderam trabalhar com mais tranquilidade.

Tambores
Sempre um momento de emoção no carnaval pernambucano, a Noite dos Tambores Silenciosos, realizada tradicionalmente no Pátio do Terço, no bairro de São José, completou 60 anos como símbolo da luta e da resistência do povo negro. Este ano, contou com a presença de mais de 20 nações de maracatu de diversas regiões do estado. O ponto alto da celebração ocorreu quando as luzes do Pátio do Terço se apagaram e pode-se ouvir cantos para os orixás.

Dengue
O Brasil deverá ter 149% mais casos de dengue este ano do que registrado no pior ano da série histórica. O Ministério da Saúde trabalha com projeção de 4,2 milhões de diagnósticos da doença, mais que o dobro do número de 2015.

Mangueirenses

Fã de carteirinha de Alcione, a secretária executiva de Imprensa de Pernambuco, Dani Brito, não mediu esforços para desfilar na Mangueira, que este ano homenageou a Marrom e ficou em sétimo lugar. “Tinha certeza que não seria uma noite qualquer, mas tudo foi tão intenso. Guardarei para sempre o que senti ao ver mais de 80 mil pessoas repetindo o samba em homenagem à minha rainha, que é a cara do Brasil”, ressaltou Dani.

Outra pernambucana que fez questão de celebrar Alcione foi Fabiana Karla. A atriz entrou na Sapucaí acompanhada dos filhos Samuel e Laura Simões.

Niver

Ana Carla Gueiros, Ana Karolina Rigueira, Antônio Bruno Moreira, Isis Santini, José Benigno, Leonardo Notaro, Liane Monte Castro, Lourdes Sarmento, Márcia Corrêa, Sebastião Orlando do Nascimento e Viviane de Fátima Lacerda.