Giro (28/03)

Paula Losada e Cleodon Coelho
www.giroblog.com.br
e-mail: giroblog@diariodepernambuco.com.br
@giroblog

Publicação: 28/03/2024 03:00

Feriadão

Hoje e sábado, a partir das 10h, haverá programação de Páscoa nas lojas do Home Center Ferreira Costa, na Tamarineira e Imbiribeira. A Gincana do Coelhinho vai oferecer diversas atividades gratuitas.
 
Neste feriadão da Semana Santa, o Plaza Shopping segue com as atividades da Páscoa Divertida, para crianças a partir de três anos. Com produção de Bianca Branco, a ação vai até o dia 14, de quinta a domingo, das 14h às 21h.

Outra boa opção para quem for passar o feriado no Recife é aproveitar a programação do Paço do Frevo. O museu estará de portas abertas nos dias 29, 30 e 31 com o encerramento da exposição em homenagem ao Galo da Madrugada e oficina com a mestra Adriana do Frevo.
 
O InstitutoRB, que possui uma das mais modernas instalações museológicas do Brasil, é outra opção de lazer para o feriadão. O centro cultural da Várzea estará fechado na Sexta da Paixão, mas abrirá no sábado e no domigo, das 13h às 17h. O espaço tem atrações como o Museu Castelo São João (com a coleção de armas brancas) e a Pinacoteca. Acolhe, ainda, o Castelus Restaurante, com menu assinado pelo chef Abdo Vila Nova.

A palestrante
Uma palestra quântica motivacional acaba de ser agendada para os próximos dias 6 e 7, no Teatro do Parque. Mas, ao invés de algum coach badalado, quem vai estar no comando é uma atriz divertidíssima: Heloísa Périssé. Em A Iluminada, espetáculo escrito por ela mesma, a palestrante Tia Doro ensina uma inusitada forma de ver o mundo.
 
Usinas
Raphael Lafetá, diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da MRV&CO, anuncia estudo que prevê o impacto da geração de usinas fotovoltaicas do grupo. Nos próximos 25 anos, estima-se uma economia para os condôminos de mais de R$ 20 milhões e a redução de emissão de gases equivalente a 30 mil toneladas de CO2.
 
Vinhos
A Wine Concept Brasil, dos empresários Marcos Oliveira e Fabiano Cunha, marca presença no IV Festival de Queijos e Vinhos de Triunfo, que acontece até sábado. Pelo terceiro ano, a importadora com DNA pernambucano participa do evento. Nesta edição, a novidade é o La Belle de Jour, vinho em homenagem a Alceu Valença. Ao todo, 18 rótulos estarão à disposição do público, em taça e em garrafa.
 
Filantropia
Bailarina e presidente do Aria Social, Cecília Brennand assinou convênio com a Neoenergia para destinação de doações a partir de R$ 5 para a entidade que, desde 2004, garantiu oportunidades transformadoras a 10 mil crianças, jovens e seus familiares. Os donativos arrecadados na conta de luz vão atender os quase 600 alunos da instituição, custeando aulas semanais de música, balé, teatro e português. A entidade, que atua na formação completa de bailarinos-cantores e introdução ao universo musical e ao empreendedorismo, produziu 27 espetáculos, entre eles Capiba, Pelas Ruas Eu Vou, ainda em cartaz.

Indústria
Próximo dia 1º, ao meio-dia, o LIDE Indústria, presidido por Paulo da Fonte Castro, se reúne no Executive Lounge do Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, para almoço com os presidentes da Vivix e da Iquine, Henrique Lisboa e Eduardo Moretti. Eles vão compartilhar suas impressões sobre os desafios do segmento industrial para 2024 e para os próximos anos. Cerca de 40 líderes empresariais já confirmaram presença.
 
Junção
Os empresários Fábio Souza e Dennys Pedrosa comemoram o sucesso da junção da Inventare com o Grupo Luiz Alberto Carneiro. Nesta nova fase, a agência assumiu as operações de marketing das empresas do grupo e comercializa seus serviços usando a experiência de mais de 50 anos de trajetória.
 
Reeleição
Com uma votação recorde, Rafael Amorim foi eleito para mais um mandato como presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Pernambuco. Reconduzido ao cargo, ele irá comandar a entidade pelos próximos dois anos.
 
Turnê
A lendária vocalista Leather Leone, da clássica banda de heavy metal Chastain, chega ao Brasil para uma série de shows. A primeira apresentação no país será no Abril pro Rock, que começa amanhã e termina sábado, no Clube Internacional.

Para mulheres

A segunda edição do projeto Tech Woman acontece em agosto, no Armazém 14, com palestras voltadas ao mercado de trabalho tech exclusivamente para mulheres cis ou trans. Entre os nomes confirmados, pernambucanas que brilham na liderança mundo afora, como a diretora de engenharia na Stack Overflow, Roberta Arcoverde, a engenheira de software na Amazon, Laís Souza, e a senior staff engineer na Open Co, Nancy Lira.

Cuidado redobrado

Neste período de Páscoa, crescem os casos de engasgos por conta das espinhas de peixe, que podem ocasionar asfixia, dificuldade de engolir, dor, tosse e até lesões nos órgãos internos. Filipe Marinho, pediatra e facilitador do Centro de Simulação da FPS, orienta que é importante manter a calma nesse tipo de situação. “Não se deve oferecer nada para ingestão e, caso o paciente esteja tossindo ou falando, é preciso o estímulo para expelir o alimento”, explica o médico.

#Tbt

No próximo dia 2, completa 41 anos que Clara Nunes nos deixou. Ao longo da carreira, a diva mineira teve uma relação muito próxima com Recife e Olinda, seja fazendo shows ou frequentando o terreiro de Pai Edu, seu mestre espiritual. No flagra, a intérprete de clássicos como Nação e Portela na Avenida curte a brisa da Avenida Boa Viagem, numa época em que os tubarões só apareciam nas telonas.

Niver

Albérico Ribeiro, Carolina Dubeux, Fernando Amaral, Francisco Petribú, Fred Siqueira, Joaquim Rodrigues de Castro, Margarida Cantarelli, Poliana Rego, Raimundo Aragão, Suzana Aguiar, Valéria Moraes, Verônica Barros e Zélia Souza.