Giro (17/04)

Paula Losada e Cleodon Coelho
www.giroblog.com.br
e-mail: giroblog@diariodepernambuco.com.br
@giroblog

Publicação: 17/04/2024 03:00

Frevando com Lia

Hoje, a capital do samba vai virar a terra do frevo. Vivendo no Rio, Romero Ferro fará uma audição do Lado B, segunda parte de seu álbum Frevália. Entre as surpresas, está a rainha Lia de Itamaracá, gravando o gênero pela primeira vez.

“É uma honra enorme tê-la comigo nesse projeto, tão especial na minha carreira”, vibra o pernambucano.


No Memorial Star

O empresário José Aécio Fernandes Vieira Filho, da Orea Empreendimentos, recebeu, ao lado de Paulo Moll e Jorge Moll, da Rede D’Or, políticos e empresários para a inauguração do Hospital Memorial Star, o primeiro da marca no Nordeste. Passaram por lá a governadora Raquel Lyra, o prefeito João Campos, os ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, os deputados federais Mendonça Filho e Luciano Bivar, o deputado estadual Jarbas Filho, o vereador Rodrigo Coutinho e os empresários Ricardo Brennand Filho e Gustavo Dubeux.

Túnel do tempo

Recriar em cerâmica a casa onde o cantor e compositor Alceu Valença nasceu e cresceu, em São Bento do Una, interior de Pernambuco. Esse foi o desafio recebido por Aline Feitosa, do Pequeno Ateliê, para a mostra Alceu Valença, Uma Geografia Visceral Nordestina. “Fiquei muito feliz com o convite. Agora Alceu faz parte do meu projeto Casas Memoráveis”, festeja ela. A mostra abre para o público nesta quinta-feira, na Casa Estação da Luz, em Olinda.

Alianças
Neste sábado, o Serrambi Resort será cenário para um badalado casamento à beira-mar. Juliana, filha de Sérgio Brandão Assis e Simone Magalhães Martins Assis, e Ronan, filho de Homero Lacerda e Viviane de Fátima Moreira Lacerda, vão trocar alianças. A celebração, a partir das 16h, será feita por Dom Marcelo Gomes Costa.

Sustentável
Diretor-executivo da empresa de gestão ambiental Ambipar,  Fernando Castelão participa de roda de conversa sobre Gestão de Resíduos: Estratégias para Redução e Reciclagem, amanhã, às 10h. O evento faz parte da Climate Expo ABA, ação sobre futuro sustentável que acontece até sexta, no edifício da ABA Innovation, nos Aflitos, com debates, oficinas e exposição.

Agendado
O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricardo Alexandre, um dos maiores tributaristas do país, esteve ontem no Congresso da Amupe e  acertou que vai ministrar um curso sobre reforma tributária para os prefeitos.

Cuidados na gestação

A gestação é um momento que requer cuidados. De acordo com a nutricionista Laís Sousa, alimentar-se saudavelmente tem papel fundamental no bom desenvolvimento do bebê. “A alimentação correta contribui para o controle de ganho de peso da mãe. E também previne doenças relacionadas, como diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia”, explica Laís.

Presença em congresso
As mastologistas da Oncoclínicas Carolina Vasconcelos, Carolina Gouveia e Alessandra Saraiva marcaram presença no 26º Congresso Brasileiro de Mastologia, em Porto Alegre, que teve como foco os novos tratamentos a partir da medicina de precisão e formas de diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nas escolas
O Paço do Frevo está plantando a semente do ritmo centenário nas unidades públicas de ensino através do projeto Escolas que Frevam. A ação chega hoje à Escola Municipal Santa Luzia, na Estância. Os workshops de frevo são dirigidos a jovens músicos e bailarinos de bandas marciais e fanfarras e têm como objetivo valorizar e perpetuar nossa maior manifestação cultural.

Referência
Nesta quinta, acontece o coquetel de reinauguração da Maison 17, antiga ELLA, na Avenida Dezessete de Agosto, em Casa Forte. O espaço é referência na mistura de arte e moda, onde artesãos e artistas expõem peças autorais, sob a curadoria da também artista plástica Cati Torres. “É um convite para quem deseja não apenas comprar, mas fazer uma imersão artística”, explica ela.

Confeitaria
A boleira Tânia Bonfim vai expor bolo de seis andares, feito com diversas técnicas de confeitaria, na Expo Noivas e Debutantes, no Shopping Recife.

No Paraná
Referência em cirurgia refrativa e de catarata, o oftalmologista Ermano Melo participa da imersão Phaco Brazil ao lado do filho Lucas Alves, também oftalmo. O encontro acontece em Londrina, de amanhã a sábado, com palestrantes nacionais e internacionais. Na pauta, as novidades de técnicas cirúrgicas de catarata, refrativa e glaucoma.

Orquestra
Os fãs da Legião Urbana vão poder reviver, dia 7 de maio, no Teatro Guararapes, os grandes sucessos da icônica banda de Brasília na apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência do maestro Felipe Prazeres. No dia 8, será a vez do cantor Lenine dividir o palco do mesmo teatro com a orquestra, revivendo hits como Paciência, Jack Soul Brasileiro e Leão do Norte em arranjos sinfônicos.

Novidades
A empresária Kaline Alcântara, da multimarcas Bitsy, do Shopping Recife, com coleção especial de pisantes para este inverno. Galochas com solados antiderrapantes e botinhas de variadas cores e modelos estão entre as novidades.

Noronha em pauta
A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha realiza, em parceria com a Econoronha, duas capacitações exclusivas para convidados da operadora Agaxtur, amanhã, na sede da empresa, em São Paulo. Pela manhã, serão anunciadas as novidades do destino e da hotelaria da ilha a franqueados parceiros. Já à tarde, agentes de viagens são esperados.

Niver
Aguinaldo Fenelon, Ana Adelaide Queiroz Galvão, Cláudio Manoel da Silva, Daniel Tenório de Cerqueira, Fabiano Reis, Fernando Areias, Gisele Santos, José Augusto de Paula Neto, Leonardo Caribé, Luciano Moura, Marcos Moura Dubeux, Maria Antonieta Galvão, Maria Eduarda Guedes, Milu Megale, Raul Córdula, Rejane Paranhos, Saulo Aleixo e Vera Figueiredo.