Um ano de festa pelo grito de liberdade Cronograma de comemorações pelos 200 anos da Confederação se estenderá até julho de 2025

Mareu Araújo

Publicação: 03/07/2024 03:00

Um trabalho de pesquisa histórica feito pela Comissão das Atividades Comemorativas ao Bicentenário da Confederação do Equador revelou como seria o rosto de Frei Caneca, um dos maiores revolucionários do estado de Pernambuco. A imagem foi divulgada no lançamento dos eventos de comemoração dos 200 anos da Confederação do Equador, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. O cronograma prevê atividades durante um ano

Composta por Universidades de Pernambuco, pela Arquidiocese de Olinda e Recife, pela Companhia Editora de Pernambuco e algumas Secretarias do Governo do Estado, a Comissão das Atividades mostrou o “retrato” de Joaquim do Amor Divino, ou Frei Caneca.

Foram lançados editais, de R$ 300 mil para apresentações de artes cênicas e eventos científicos, ações na Universidade de Pernambuco (UPE), a reedição da obra “Frei Joaquim do Amor Divino Caneca”, de Edvaldo Cabral de Mello, pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), e uma cartilha para os professores dos anos finais da rede estadual.

A comissão apresentou um selo postal em parceria com os Correios e o evento finalizou com a apresentação do espetáculo “Frei Caneca – 200 anos da Confederação do Equador”.