Gal Costa em um resgate surpreendente
Gravações inéditas da cantora, que completaria 80 anos em 2025, chegam de surpresa às plataformas digitais mais de dois anos após seu falecimento
André Guerra
Publicação: 15/03/2025 03:00
![]() | |
Compacto gravado em 1972 traz Gil, Melodia e Caymmi |
Gal ainda não tinha nem dez anos de carreira e já era respeitada como uma grande intérprete quando entrou em estúdio para gravar o compacto, que permaneceu inédito por 53 anos e agora já pode ser conferido nas plataformas de áudio.
As faixas registradas no EP são A Morte, composta por Gilberto Gil, Vale Quanto Pesa, do saudoso Luiz Melodia, e O Dengo que a Nega Tem, samba do grande Dorival Caymmi datado de 1941. Compositores cujas obras ficaram para sempre ligadas a Gal, sobretudo nas músicas eternizadas por ela na década de 1970, esses grandes nomes também fazem parte desse resgate de valor inestimável para a cultura brasileira.
Gal e Gil preparavam, à época, o roteiro do show Até 73, e as três faixas estavam programadas. As razões para essas poderosas canções terem ficado guardadas até agora permanecem desconhecidas, mas o que cabe ao público é a oportunidade de ser transportado para um momento único e transformador da nossa música.