Bita e os mil projetos

Publicação: 08/12/2018 03:00

Dia 21 de dezembro acontece em Lisboa a festa de lançamento de Mundo Bita em português de Portugal. É a segunda versão no exterior, depois de um primeiro modelo em espanhol. Cada um dos projetos reuniu investimentos de R$ 600 mil, consolidando o processo de internacionalização do projeto. Mais que isso, transformando em realidade aquele sonho do começo do negócio.

Depois de um 2018 consolidando Bita e os animais e Bita e as brincadeiras, entre outros, e lançando Bita e o nosso mundo, o mercado exterior receberá a atenção da empresa no próximo ano, mais um passo para outra meta ousada: repetir a performance de dobrar o faturamento da empresa na virada de 2019 para 2020.

Em paralelo, o cardápio de Bita terá força na Rádio Bita, com releitura de clássicos da música brasileira e expandindo o perfil de clipes animados para a dramaturgia: O Mundo Bita vai virar desenho com história.

“Nosso projeto ganha musculatura e vai avançar. É muito positivo poder ter à mão um projeto que fala sobre coisas que a gente sempre quis falar, como o mundo da criança, a família, amigos, música e muito mais. Agora, nossa ideia nos permite pensar para fora do Brasil, que tem utilizado nosso tempo de forma intensa, realizando nosso objetivo do começo”, destaca Chaps Melo.

A chegada ao exterior não exigiu adaptações radicais nos produtos em português do Brasil. Nem por isso o processo foi feito “de qualquer forma”. “Portugal, por exemplo, que será nosso foco, mas a questão cultural precisava ser tratada com atenção. Fizemos parcerias com empresas locais, artistas portugueses para tratar das versões, e demais participantes que têm propriedade para tratar de pontos como a troca ideal de palavras, a métrica das músicas e detalhes de consolidação do material final. Utilizamos na adaptação quase o modelo de processos de criação”, detalhou Melo.

Sobre a dramaturgia, está na realidade da pauta do Bita deixar de ser “apenas musicais”.

O que já é realidade é lançar um projeto de releitura de grandes clássicos da música brasileira, a Rádio Bita.