Interiorização e humanização

Publicação: 08/12/2018 03:00

A interiorização e a humanização da Defensoria Público foram outras ações de destaque das gestões de Manoel Jerônimo, entre 2014 e 2018. Com isso, o órgão descentralizou as atividades, indo além da Região Metropolitana do Recife. Foram, segundo o defensor, quase 300 júris realizados em todo o estado através da defensoria. A ampliação e a visibilidade das atividades do órgão se deram através da participação em veículos de comunicação, como programas populares de rádio, informando a população sobre seus direitos e como buscá-los.

“A Defensoria é a casa do povo. É nela onde as pessoas encontram alento, segurança e proteção para a salvaguarda dos seus direitos. É na Defensoria Pública que, muitas vezes, a pessoa nasce civilmente, porque não tem registro, não tem nome. Por isso, costumamos dizer que a maior maternidade do Brasil é a Defensoria Pública, onde centenas de pessoas passam a existir civilmente, graças ao trabalho do defensor”, salienta.

Manoel Jerônimo lembra que em suas gestões o órgão foi informatizado, criando-se um sistema interligado para melhorar a produtividade do defensor. Também foi adquirido um ônibus, que percorre todo o estado fazendo mediações e atendimentos jurídicos, e realizados dois concursos públicos, nomeando 54 novos defensores e ampliando a atuação da defensoria de 73 para 110 cidades.

“Fizemos com que a Defensoria Pública passasse a ter visibilidade, respeito, credibilidade perante a sociedade, graças ao trabalho conjunto dos defensores que trabalharam comigo na gestão. E também no compromisso de cada defensor de ponta, que vestiu a camisa, entendendo que precisamos fazer com que nosso serviço seja de excelência, que seja um serviço público diferenciado. Muitas vezes, o cidadão vende sua casa, sua moto, seu único bem para pagar um advogado para proteger algum direito seu. E sem necessidade porque tem a defensoria que funciona e é de graça”, reforçou Manoel Jerônimo.