DIARIO + EDUCAÇÃO » Aposta no ensino integral e na primeira infância Pernambuco e o Recife investem em projetos de longo prazo para mudar o panorama da educação

Anamaria Nascimento
anamaria.nascimento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/10/2019 03:00

O futuro depende de investimentos na área de educação. Investir na formação de crianças, adolescentes e adultos é determinante para taxas de produtividade, renda e até de violência. Outros indicadores, como os de desenvolvimento socioeconômico e de qualidade de vida, também estão atrelados a quanto se investe em educação. Um levantamento feito nos Estados Unidos comprovou que, para cada dólar direcionado à educação infantil de qualidade, o país deixava de gastar 16,4 dólares com saúde e segurança.

O Brasil tem metas para indicar se a educação básica do país está avançando com qualidade. Essas metas foram instituídas em 2005 e são aferidas a cada dois anos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para verificar se o país vai atingir a nota 6 (nível correspondente ao de nações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE) até 2021, foram instituídas metas bienais que devem ser atingidas não só pelo país, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A ideia é que cada instância evolua a fim de colaborar para que o país alcance a meta final.

Em Pernambuco, a principal aposta tem sido nas escolas de tempo integral. Hoje, o estado tem 412 unidades que seguem o modelo, exportado para outras redes. Em 2004, foi lançado o modelo para aumentar a qualidade do ensino e diminuir a evasão no ensino médio. Além de ampliar a jornada diária, o estado apostou na formação integral dos estudantes, por meio do protagonismo dos adolescentes e da construção de um projeto de vida.

O projeto-piloto foi transformado em política pública com a criação do Programa de Educação Integral, em 2007, e o estado saltou no ranking nacional do Ideb, do 21º lugar, em 2007, para o primeiro lugar, em 2015. Pernambuco se tornou ainda o estado com a menor taxa de abandono escolar no ensino médio e menor desigualdade de aprendizagem entre estudantes de nível socioeconômico mais baixo e mais alto.

O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, enfatiza que, mais do que investir em escolas de tempo integral, na criação de escolas técnicas e de programas como o Ganhe o Mundo, o principal passo que a educação deu no estado foi elaborar um plano de mudança. “O importante é fazer a decisão pela transformação. É fazer um diagnóstico, um planejamento estratégico e realizar ações conectadas”, afirma.

No Recife, a prioridade, de acordo com o secretário de Educação Bernardo D'Almeida, é investir nas habilidades socioemocionais dos alunos. “Nosso foco é na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Pretendemos, ao contrário do que propõe o governo federal ao defender o modelo de escolas cívico-militares, ampliar a rede de escolas socioemocionais. Acreditamos que as habilidades que as crianças vão precisar no futuro estão ligadas à empatia e à solidariedade. O estudante estará pronto para aprender além da grade curricular. Ensinar empatia é fazer com que eles sempre aprendam, mesmo quando não estejam na escola”, pontua.

Educação em Pernambuco

8.660 escolas públicas e privadas

Equipamentos

O que os alunos têm à sua disposição nas escolas

  • 79% têm televisão
  • 69% aparelho de DVD
  • 57% impressora
  • 37% máquina copiadora
  • 20% retroprojetor
  • 17% antena parabólica
Serviços

Como as unidades são servidas

  • 100% têm fornecimento de energia via rede pública
  • 92% fornecem água filtrada
  • 76% fornecem alimentação
  • 72% têm coleta de lixo periódica
  • 65% têm fornecimento de água via rede pública
  • 44% têm esgoto via rede pública
Dependências

A infraestrutura interna das unidades

  • 93% têm sanitário dentro do prédio da escola
  • 84% têm cozinhas
  • 58% sala para a diretoria
  • 50% sala para os professores
  • 41% biblioteca
  • 29% laboratório de informática
  • 22% sala de leitura
  • 23% quadra de esportes
  • 14% sala para atendimento especial
  • 10% laboratório de ciências
Tecnologia
  • 62% das escolas têm acesso à internet
  • 47% das escolas têm internet banda larga
Matrículas
  • 107.019    estudantes em creches
  • 231.043    em pré-escolas
  • 737.135    nos anos iniciais do ensino fundamental
  • 564.795    nos anos finais do ensino fundamental
  • 339.909    no ensino médio
  • 193.302    na Educação de Jovens e Adultos
  • 41.852    em educação especial
Acessibilidade
  • 28% das escolas têm dependências acessíveis aos portadores de deficiência
  • 36% das escolas têm sanitários acessíveis aos portadores de deficiência