Aprendizagem monitorada

Publicação: 18/10/2019 03:00

Além da descrição das atividades realizadas pelos alunos, o Sistema V4 oferece algumas ferramentas de acompanhamento da aprendizagem e de avaliação do desempenho dos alunos. Entre os destaques estão o Exame de Verificação de Aprendizagem (EVA), o Acompanhamento Formativo do Aluno (AFA) e o Dream Game, ferramenta de gamificação inovadora e pioneira no Brasil que testa o conhecimento dos alunos sobre os conteúdos vivenciados em sala de aula, além de estimular a competitividade saudável.

No caso do AFA, os professores e a coordenação formativa atribuem uma nota para o comportamento do aluno, com o objetivo principal de oferecer aos pais a possibilidade do acompanhamento diário de seus filhos na escola. A partir do relatório do AFA, a escola pode definir grupos focais de estudantes que possuem registros negativos e criar diversas estratégias para melhorar o desempenho deles, desde ações pedagógicas até atendimento à família, estreitando essa parceria tão importante para o processo de melhoria do rendimento escolar.

Além do AFA, existe também o EVA, que é um sistema de avaliação que busca verificar a aprendizagem dos alunos. Neste caso, a proposta é a realização de um simulado, elaborado por uma banca de professores do Sistema de GGE de Ensino, que é aplicado para verificar se as notas das avaliações são um reflexo real do conhecimento adquirido acerca do conteúdo programado para a disciplina. A ferramenta também possibilita aos professores ter um mapeamento real de aprendizagem de cada turma e de cada aluno, fazendo o docente enxergar o que precisa ser mais trabalhado para promover um melhor desempenho nos exames seguintes.

O Sistema de Gestão Pedagógica V4 também tem como proposta o acompanhamento da equipe docente. Sendo assim, três vezes no ano os papéis se invertem e os alunos são consultados para avaliar aqueles que ensinam as lições. Os professores são observados segundo quatro aspectos: conteúdo e didática, assiduidade (incluindo-se o aproveitamento das aulas), postura formativa e envolvimento com os estudantes. Cada docente recebe um relatório individual com o resultado da avaliação, incluindo gráficos de desempenho em cada quesito, facilitando o melhoramento do processo de ensino-aprendizagem. (Estúdio DP – Conteúdo patrocinado)