Uma ajudinha para o cérebro
Ginástica auxilia a manter o foco e otimizar o tempo, principalmente para quem está na rotina de preparo para prova de concurso
Publicação: 20/07/2014 03:00
![]() | |
Augusto precisa otimizar o seu tempo para estudar/ Idalina diz que estímulo ao cerébro facilita os estudos |
Uma solução para ajudar a memorizar o conteúdo é desenvolver técnicas de apoio. Uma delas é a ginástica cerebral, que utiliza ferramentas como o movimento do ábaco – instrumento mecânico de cálculo – para resolver questões matemáticas, a neuróbica (que envolve quebrar a rotina do corpo estimulando os cinco sentidos), jogos de lógica (com perguntas e desafios) e de tabuleiro e até mesmo palavras cruzadas – um dos mais conhecidos exercícios cerebrais.
Com essas ferramentas, o cérebro é estimulado de maneira integrada, quebrando a repetição e potencializando a capacidade cognitiva. Segundo a psicóloga Idalina Assunção, diretora do curso Supera, na Madalena, exercitar o cérebro faz com que o estudante consiga aprender os conteúdos mais rápido e com mais eficiência. “Estudar exige disciplina e dedicação. O cérebro aprende por repetição, porém repetir é chato. A orientação é usar a informação de maneira diferente, ou seja, fazer uma repetição inteligente”, afirma.
Além da repetição maçante, outra grande dificuldade enfrentada pelos concurseiros é a falta de tempo, acarretada pela ausência de foco. Sem ele, você gasta mais tempo desenvolvendo o trabalho. Através da ginástica cerebral esse problema pode ser resolvido, uma vez que ela aumenta a concentração, diminuindo o tempo gasto nas tarefas.
Foi assim que Isabella Andrade, 25, concurseira, administrou seu tempo entre o trabalho e o estudo. “Aprendi que a qualidade vale mais que a quantidade. Se você tem duas horas toda noite, foque nelas de forma inteligente e produtiva. Elas são sagradas e vão te levar ao sucesso”, ensina. Segundo ela, o tempo dedicado à disciplina deve ser proporcional ao peso dela na prova. “Estude uma específica e uma geral por dia. E faça muitos exercícios”, diz.
Tempo
Assim como Isabella, o advogado Augusto Garibaldi, 28, também precisa trabalhar e estudar. “Quero fazer o concurso da Procuradoria do Estado, mas ainda preciso continuar advogando. Minha necessidade é otimizar o tempo – o que demanda foco, já que tenho muito conteúdo para assimilar em pouco tempo.”
A psicóloga explica que os exercícios também evitam os famosos “brancos”. Segundo Idalina, o cérebro aprende tudo que você se esforçar a ensiná-lo, mas quando não há esforço, ele fica “preguiçoso” e trai seu dono, fazendo-o esquecer de informações como compromissos. “É necessário tirar o cérebro da zona de conforto. Ele precisa ser sempre estimulado com novidade, variedade e desafio crescente”, ratifica.
Os exercícios para o cérebro criam uma atmosfera de concentração, tirando o excesso de informações ao redor – o que otimiza o tempo e aumenta a produtividade. “Cuidar do cérebro é cuidar da saúde, evitar doenças degenerativas e viver cada vez mais”, finaliza Idalina.
Como exercitar seu cérebro
Uso do ábaco para resolver questões matemáticas
O ábaco demanda atenção de todas as maneiras. Suasmãos precisamestar na posição certa paramover as peças e acertar os cálculos. Isso cria uma atmosfera de concentração e estímulo
Fazer palavras cruzadas
As palavras cruzadas fazem com que o cérebro estimule o funcionamento e a extensão da memória: quanto mais informações os neurônios recebem, mais sedentos de novos dados eles ficam, criando novas ligações – sinapses – entre eles.
Neuróbica
Aneuróbica visa quebrar a rotina dos cinco sentidos, estimulando a associações entre diferentes tipos de informações. Por exemplo, utilizar um percurso diferente no caminho para o trabalho, mudar o relógio para o outro pulso, alternar amão coma qual se escova os dentes…
Assistir vídeos motivacionais
Os vídeosmotivacionais trabalhama percepção demundo, atitudes positivas, vontade, relacionamento interpessoal, capacidade de expressão, liderança e valores. Jogos de tabuleiro
Os jogos de tabuleiro
Como xadrez, damas e resta umajudamo cérebro a criar estratégias, respeitar regras, pensar em soluções criativas e melhoraram o relacionamento interpessoal.
Fonte: Método Supera