Coach ajuda concurseiro Profissional voltado para consultoria de carreiras está virando tendência também na área de concursos públicos, em seleções mais concorridas

PEDRO MAXIMINO
pedromaximino.pe@dabr.com.br

Publicação: 07/09/2014 03:00

Os coaches Batista e Ferraz trabalham com candidatos (GUILHERME VERISSIMO/ESP. DP/D.A PRESS)
Os coaches Batista e Ferraz trabalham com candidatos
Na hora da preparação para concurso público, toda ajuda é bem-vinda. Agora, além dos tradicionais cursinhos preparatórios e professores particulares, os concurseiros também podem contar com uma novidade que está virando tendência no Brasil: a dos profissionais que realizam o serviço de choaching em concursos públicos.

“Coach” é uma palavra em inglês que significa “treinador”. É um profissional que presta serviço de consultoria especializada, ajudando seu cliente a solucionar problemas, desenvolver novas habilidades e atingir metas. Existem coaches especiliados nas mais variadas áreas de conhecimento. Embora já seja muito comum em países como Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, o serviço começou a se tornar popular no Brasil e em outros países da América Latina nos últimos anos.

No ramo dos concursos públicos, o trabalho de coaching é voltado principalmente para concursos mais concorridos. É o que faz o juiz federal Isaac Batista, que percebeu a oportunidade enquanto estudava para concursos. “Sempre tem alguém que estuda muito, é esforçado, mas que por alguma razão não consegue ser aprovado. Fica faltando algo, e é aí que entra a figura do coach.” Pode ser a opção para aqueles que sentem falta de direcionamento mais objetivo na hora de estudar.

O coach é um serviço complementar, que não deve ser visto como um substituto das aulas e das rotinas de estudo. Mas qual seria a diferença entre o coach e o professor particular, por exemplo? Para Batista, os dois trabalhos funcionam de jeito diferente e até independentes um do outro. “O professor particular ou de cursinho tem a função de ensinar o conteúdo das provas. Já o foco do coach no método de estudo. Ele deve trabalhar com o cliente e identificar de que maneiras ele pode aprender, se concentrar e tirar melhor proveito dos estudos.”

O coach pode ser útil para diferentes perfis de concurseiros. De acordo com o também juiz federal e coach Bernardo Ferraz, o profissional oferece um serviço individualizado. “Cada concurseiro tem uma vida própria, com rotina e horários próprios, cada um com sua história e objetivo a alcançar.” Então, é tarefa do coach identificar esses perfis e e adaptar o método de ensino a eles.