A força da voz para a carreira profissional
Pesquisa indica que
o timbre e o modo
de falar transmite
informações sobre
o interlocutor no
ambiente de trabalho
em 90% dos casos
MARIANA CLARISSA
marianaclarissa.pe@dabr.com.br
Publicação: 02/11/2014 03:00
Rosângela Curvo acredita que, somada a outros fatores, a voz pode influenciar na hora da admissão |
Uma voz forte e calma transmite confiança e garante ao orador melhor imagem e credibilidade no ambiente de trabalho. A conclusão faz parte da pesquisa Impacto da voz na imagem profissional realizada pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC), que indica que 90% das pessoas acreditam que o timbre vocal transmite uma imagem profissional, seja ela positiva ou negativa.
Ouvindo mais de 400 profissionais de grandes empresas durante cinco meses, o estudo revela que a voz do profissional pode fortalecer o marketing pessoal (para 82,6%), prender a atenção do interlocutor (81,9%), facilitar as relações interpessoais (64,6%) e contar pontos em uma entrevista de emprego (63,9%). “A comunicação é formada por um conjunto de fatores que também insere as expressões corporais. Se o que é dito é passado com segurança, será absorvido com certeza e vai gerar confiança, clareza e credibilidade, mesmo se a notícia for ruim”, ressalta o especialista em liderança comportamental Edson Xavier.
Competência
Os resultados ainda apontam que mais da metade dos profissionais, cerca de 52,6%, associaram a voz como um indicativo de competência profissional. No entanto, a coordenadora da pesquisa e fonoaudióloga do CPDEC, Rosângela Curvo Leite, pontua que se a fala não for um dos principais elementos de trabalho, não é correto afirmar que é um item de eliminação ou contratação em uma seleção. “Só é fator decisivo se a vaga for já para um radialista ou para um profissional que precisa ter uma sonoridade melhor, por exemplo”, diz. “O que é certo dizer é que, somada à postura, expressões corporais e aparência, a voz pode influenciar e contar pontos na hora da admissão”, completa.
A voz indica também traços da personalidade, como sociabilidade, liderança e até mesmo inteligência. Para Edson Xavier, pessoas com certos tons vocais precisam se esforçar mais para serem compreendidas e, por vezes, até respeitadas. “Quem tem uma voz mais firme tende a obter mais atenção para si e até conseguir calar um ambiente. Fator que, por vezes, não acontece com quem tem uma fala mais infantil, que precisa se dedicar mais para ser compreendida.”
Dicas de higiene vocal
1. Beber 2 litros de água em temperatura ambiente.
2. Evitar excessos vocais, como falar muito tempo sem pausa ou gritar muito. Após uso prolongado da voz, faça um repouso vocal de 5 minutos
3. Comer maçã. A fruta contém ingredientes que produzem saliva mais fina
4. Beber sucos cítricos e evitar derivados de leite, por produzir saliva pastosa que tende a forçar as cordas vocais
5. Ter uma boa noite de sono e descansar o corpo fisicamente
6. Evitar bebidas geladas ou muito quentes
7. Evitar cigarro, bebidas alcoólicas e pigarrear
8. Evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado. Se precisar ficar por muito tempo, hidratar sempre
Saiba mais...
Fono pode ajudar