Difícil, mas necessário Medo de dizer não ao chefe ou aos colegas de trabalho pode prejudicar a credibilidade do profissional. Oferecer solução é a saída

MARINA MEIRELES
Especial para o Diario
marinameireles.pe@dabr.com.br

Publicação: 21/06/2015 03:00

Para alguns profissionais, a palavra “não” parece carregar muito mais peso do que as três letras e o acento gráfico suportam. Negar um pedido do chefe ou de um colega de trabalho pode se transformar numa missão quase impossível para quem é tímido ou gosta de demonstrar disponibilidade. Por outro lado, aceitar os pedidos de superiores ou de outros funcionários a todo momento pode comprometer o trabalho do profissional, deixando-o sobrecarregado e demonstrando fraqueza diante do resto da equipe.
Vanci Magalhães, diretora da JBV Soluções em Recursos Humanos, diz que o medo de recusar um pedido não acontece somente na relação entre líder e colaborador, mas também entre os próprios funcionários da empresa. Em alguns casos, segundo ela, os profissionais querem demonstrar disponibilidade e vontade de ajudar os colegas, mas acabam comprometendo o próprio serviço. “Já tive esse perfil de profissional atuando na empresa e, felizmente, essa é uma prática que não acontece mais. Estipulamos o lema de que é possível ajudar o colega de trabalho, mas desde que as próprias atividades não sejam atrasadas.”

Para o consultor José Ricardo Noronha, o profissional que não consegue negar um pedido do superior ou de um colega demonstra falta de credibilidade. “Ao contrário do que muitos pensam, dizer não é uma forma de construir uma boa imagem no trabalho. Aceitar demandas a toda hora, além de demonstrar uma fraqueza, pode prejudicar as atividades do colaborador”, explica.

Cronograma
Buscando evitar esse problema, a diretora da escola Supera, Idalina Assunção, criou um cronograma de trabalho para não comprometer o desempenho de nenhum de seus funcionários. “Temos poucas pessoas trabalhando conosco e, para evitar situações delicadas e desconfortáveis como a de negar um pedido, procuramos delegar as funções conforme a capacidade de cada colaborador”, explica.

Segundo José Ricardo Noronha, é preciso saber a forma mais adequada de dizer não. “É possível dizer não de uma forma educada e oferecer alternativas para a demanda solicitada. Ainda é preciso estar atento à linguagem corporal na hora de dizer não. Demonstrar interesse em resolver a demanda é o primeiro passo para aumentar a credibilidade do funcionário”, revela o consultor.