Quando a casa é a cara da mãe Preparar espaço para data pode deixar o clima mais aconchegante para quem costuma ser fundamental na decoração

Wagner Souza
Especial para o Diario
wagner.antonio@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 13/05/2017 03:00

Como já diz o ditado, “mãe é uma só”. Neste domingo comemora-se mais um Dia das Mães. Para diferenciar o momento em relação a outras datas, uma boa ideia é decorar os espaços para que também fiquem em clima de festa. Para a arquiteta Maria Ana de Andrade Lima, a decoração pode ser simples ou mais sofisticada, depende do gosto de cada família. “O importante é deixar a casa linda e criar um espaço mais aconchegante para receber os entes queridos”, comenta. Flores não podem faltar. “Servem para ornar a mesa em que todos vão estar reunidos, além de ficarem muito mais charmosas com o uso de vasinhos diferenciados, como xícaras, garrafas de vidro ou taças”, aponta. O arquiteto Emerson Rodrigues recomenda espécies de tons sóbrios para ambientes mais clássicos. Mesmo assim, arranjos coloridos também são sempre muito bem aproveitados.

Outra alternativa para deixar o lar da sua mãe mais bonito é apostar em fotografias. “Não podem faltar na decoração várias fotos da família em momentos descontraídos, sejam em porta retratos, espalhadas ou em murais imitando um varal”, comenta Maria Ana. A arquiteta também chama a atenção para as cores. “O rosa, o vermelho, o laranja e o amarelo são boas opções de cores para o momento, uma vez que elas normalmente estão ligadas à data comemorativa”, completa.

A arquiteta Cristina Oliveira diz que outra opção é deixar os espaços decorados com alguns enfeites, como corações, cartões, cartazes, dentre outros, que vão demonstrar um pouco mais do seu afeto e carinho. “Decorar as paredes com cartazes feitos pelos próprios filhos, com desenhos e frases que expressem seu afeto, também ajuda a deixar a ‘mama’ babando”, comenta Oliveira.

Vale ressaltar que a decoração não precisa estar associada apenas à data comemorativa, mas também aos demais dias. Quando se refere à escolha da decoração da casa, há mães com variados gostos e estilos. E quando a mulher está grávida, um ambiente em específico atrai ainda mais a sua preocupação.

A empresária e grávida Katarina Berardo, 31, não vê a hora de a sua Carolina chegar. “Vou aproveitar o quarto da minha primeira filha, mas também estamos organizando para a Carol ficar bem acomodada em seu quartinho”, comenta Katarina, que também é mãe de Manuela, de 1 ano e 8 meses. A empresária ainda comenta que a sala de estar é o seu espaço favorito na casa. “É onde eu posso brincar com minha filha e estar próxima do meu marido, já que ele gosta de ficar na sala assistindo TV”, completa.

De acordo com a arquiteta Bruna Veloso, são as mães que dominam no quesito decorar o ambiente dos filhos. “Ainda que não seja algo exclusivo para mulher, a decoração dos ambientes tende a ser da matriarca da família. Quando se refere ao quarto do bebê, por exemplo, são as mães que costumam tomar a frente nas escolhas de cada item que vá compor o espaço”, comenta Veloso. “Para o recém-nascido tem que ser algo acolhedor”, comenta a arquiteta Maria Manoela de Paula.

 (Adriana Macedo/Divulgacao | Anderson Freire/Esp.DP)

Um dia para valorizar cada momento
Katarina Berardo está organizando quarto para a chegada de Carolina, a nova irmãzinha de Manuela. O quarto do bebê costuma ser um ambiente com domínio feminino na escolha do mobiliário e enfeites