É de serviço, mas a área é muito nobre Com os apartamentos cada vez menores, o desafio é tornar este espaço mais funcional sem perder a sua função estética

Débora Eloy
Especial para o Diario
debora.eloy@gmail.com

Publicação: 15/07/2017 03:00

Geralmente deixado por último na hora de decorar a casa, o menor espaço é responsável por abrigar diversos utensílios. A área de serviço tem tudo para ser o cantinho esquecido, mas com algumas dicas ela pode se tornar um local mais charmoso e agradável. É certo que, na maioria da vezes, o local reservado para a máquina de lavar é bastante pequeno. Mas tamanho não deve ser um problema na hora de organizar a área de deixar ela linda.

A escolha dos equipamentos que serão colocados também influencia. “Até mesmo a abertura da máquina de lavar pode definir se será possível colocar algum balcão em cima, ou até mesmo a secadora”, explica a arquiteta Elza Mendonça. É importante ter em mente que esse é um lugar da casa que precisa ser bastante funcional. É lá onde as roupas são lavadas, secadas e passadas e onde precisam estar dispostos diversos produtos de limpeza. “O ideal é colocar menos coisas possível, como uma divisória ao invés de uma porta. Isso pode fazer bastante diferença”, comenta o arquiteto da construtora Conic, Mário Vidal.

Uma má organização da área de serviço pode fazer o processo de limpar as roupas mais demorado, uma vez que os itens estão todos bagunçados. “É preciso planejar os armários em relação aos utensílios que serão utilizados com mais frequência”, pontua Elza. Em alguns casos, a lavanderia acaba dividindo espaço com a cozinha. Otimização deve ser a palavra-chave. “Como a tendência são apartamentos cada vez menos, as áreas de serviços também diminuíram o espaço”, comenta Mário.

A imaginação deve guiar a organização do local. Vale desde a simples utilização de prateleiras nas paredes até aprender uma técnica nova na internet. A professora Penélope Lyra enfrentou o problema da falta de espaço com muita desenvoltura. “Instalei um suporte para vassouras e rodos e investi em armários e prateleiras”, comenta. Em relação à falta de espaço, Elza Mendonça dá mais uma orientação. “Utilizar ganchos, que podem ser encontrados em lojas de construção, é uma ótima saída para quem não tem espaço para escadas”, finaliza.