Pronto para qualquer surpresa boa da vida O apartamento, que tem cerca de 20 anos, foi reformado para o jovem casal

Gabriela Bento
Especial para o Diario
gabriela.bento@diariodeernambuco.com.br

Publicação: 21/04/2018 03:00

A vida não cansa de oferecer surpresas. O jovem casal Rianne Cavani e Luiz Henrique, engenheira de produção e comerciante, assim que começou a organizar o casamento tinha certeza que a contratação de um arquiteto seria indispensável. A principal ideia do projeto já  tinham em mente: que o apartamento estivesse preparado para os momentos de encontros distintos, como as constantes visitas de amigos e familiares ou a esperada chegada de um bebê. Com a ajuda das arquitetas da We Arquitetura, conseguiram.

Rianne Cavani tinha o conceito do futuro apartamento na cabeça, mas não sabia como proceder sem a ajuda de um profissional. “Não tínhamos muita noção de todas as fases e detalhes de uma reforma e sabíamos que o arquiteto nos ajudaria com o planejamento e execução da obra e finalização da casa”, conta. Para Rianne, a ideia era um apartamento moderno, aconchegante e que não desse tanto trabalho depois de reformado. “Nosso desejo sempre foi um apartamento em que pudéssemos receber bastante os amigos e que, ao mesmo tempo, estivesse pronto para novos moradores, à medida que a família fosse crescendo, sem precisar de novas reformas”, explica.

Então, para realizar a missão de ter uma casa pronta para qualquer ocasião, o casal procurou as arquitetas Eduarda Jungmann, Camila Horta e Isis Almeida, do escritório We Arquitetura, para seguir no desafio. “Conhecemos o trabalho das meninas através de um primo, que também fez projeto da casa com elas e amamos o resultado”, conta Rianne.

As meninas deram uma repaginada geral no apartamento da família de Rianne, que já tem cerca de 20 anos e 100m2. “Por ser antigo, o apartamento precisava de grande reforma estrutural, como a renovação de toda parte hidráulica e elétrica, e também de modernização, inclusive quanto à planta, que apresentava uma paginação mais antiga e que não atendia às necessidades da cliente. Tivemos um ano para trabalhar”, contam as arquitetas.

Trabalhando em uma planta onde priorizaram o fluxo entre os espaços, com uma circulação fluida integrando as áreas comuns da casa, as arquitetas tiraram algumas partes da planta original. “Para isso agregamos à circulação a cozinha e substituímos a porta tradicional por portas de correr, o que proporcionou a integração com a sala e a varanda. Eliminar as barreiras entre os espaços, criando uma interação entre eles garantindo amplitude e aconchego ao apartamento de 100m2 foi o nosso desafio”, esclarece Eduarda Jungmann.

O resultado de toda atualização agradou o jovem casal. Para receber bem os amigos e ter momentos agradáveis em família, a dupla até gosta de se aventurar com as panelas.

Mas, na verdade, o que eles amam mesmo é produzir as refeições juntinhos no ambiente mais charmoso da casa. Para Rianne, já virou tradição. “Utilizamos bastante todas as áreas, mas a cozinha é nosso xodó. Só utilizamos a mesa de jantar quando recebemos amigos”, comenta.  

O conceito de casa pronta para possíveis surpresas foi para o papel, foi executado e aconteceu: a família do casal cresceu.

“Estamos grávidos e em julho a casa ganha uma nova moradora. Estamos sonhando com a chegada de Maria para curtir o ‘apê’ conosco”, comemora. Segundo a engenheira de produção, a missão foi cumprida. “O apartamento tem a nossa cara, tudo foi projetado de acordo com a realidade da nossa família”.

Referência de trabalho de escritório foi decisiva
Antes mesmo de iniciar a reforma, o casal já planejava um espaço para um futuro filho. Agora estão grávidos e em julho a casa nova ganha uma pequena moradora. Os pais dizem estar sonhando com a chegada de Maria no apartamento

“Por ser antigo, o apartamento precisava de reforma estrutural, como a renovação de toda a parte hidráulica e elétrica, e também a modernização da planta do imóvel para atender aos clientes”
Eduarda Jungmann, Arquiteta