Bateria recarregada No Diarinho deste sábado você vai aprender como espantar a preguiça e tornar suas férias mais divertidas e saudáveis. Vale ficar perto da família, sair com amigos e até ler livros

Gabriel Catunda
gabrielcatunda.pe@dabr.com.br

Publicação: 18/01/2014 03:00

Luis Gustavo passa muito tempo no videogame e a família %u201Cpega no pé%u201D (CRISTIANE SILVA/ESP.DP/D.A PRESS)
Luis Gustavo passa muito tempo no videogame e a família %u201Cpega no pé%u201D

Estar de férias e fugir da rotina dos estudos deixa tudo muito mais fácil e tranquilo. Enquanto uma parte da garotada se diverte de montão, alguns ficam sem coragem para levantar da cama ou do sofá. Nessa hora, parece que tem um bicho-preguiça dentro de cada um de nós. Ficar parado o tempo todo, olhando as nuvens e esperando o dia passar, não é nada saudável. Para saber como fugir desta sensação de cansaço e indisposição, o Diarinho conversou com a diretora pedagógica do Colégio Apoio, Rejane Maia. Ela nos contou que você pode decidir não fazer nenhuma atividade durante o mês, mas é legal pelo menos procurar passeios para relaxar a mente, esfriar a cabeça e voltar com todo o gás às aulas.

“Fugir do estresse do dia a dia faz a gente se sentir mais livre. Aquela sensação de liberdade para acordar mais tarde, passar o dia vendo desenho e jogando no computador ou celular é válida, a partir do momento em que não exageramos”, observa. Ela lembra que é importante equilibrar a mente e o corpo para fazer as atividades com calma e fugir do imediatismo tecnológico. Então pode parar de bocejar e se espreguiçar porque a nossa matéria de capa promete recarregar suas energias. Preparado? Boa leitura!

Juntinho é melhor

Qual a melhor forma de espantar a preguiça? Para Rejane Maia, uma boa saída é ficar pertinho da família. Trocando em miúdos, as pessoas precisam passar mais tempo juntas e realizar atividades simples da nossa rotina como ver um filme, ler um livro e fazer uma caminhada. “Os pais precisam ensinar aos filhos o valor de crescer e evoluir em parceria. Quanto aos pequenos, cabe a eles o dever de serem responsáveis e organizados”, finaliza.

 (CRISTIANE SILVA/ESP.DP/D.A PRESS)

Ligado no playstation

Uma porção de games de estratégia fazem parte do passatempo preferido de Luis Gustavo Amorim Fraga, 9 anos. Luisinho está aproveitando o período de “bobeira” em casa para curtir junto com seus amigos horas de diversão no teclado e no joystick. “Adoro jogar no computador e no playstation. No celular eu não mexo muito, pois tenho que pedir o da minha mãe emprestado para ver vídeos. Mesmo assim, não fico preso apenas a essa rotina do mundo virtual”, diz. De fato, o garotão afirma que essa opção de brincar no PC não se dá por pura preguiça. “Meus pais costumam realizar passeios ao ar livre comigo, como andar de bicicleta. Eu também entendo quando eles pegam no meu pé para que eu curta mais brincadeiras e gaste as energias”, confessa.

Amizade + Livros

Ela acorda tarde, pega o tablet ou o notebook por meia horinha para falar com as amigas e só depois escova os dentes. Então, toma um banho relaxante para despertar e ligar o acelerador para fazer mil e uma brincadeiras. “Minhas manhãs durante as férias são mais preguiçosas, até porque eu amo dormir tarde, daí quando acordo por volta das nove da manhã estou sem coragem para fazer nada. Porém minhas tardes são movimentadas. Como moro em condomínio, tenho muitos amigos que se reúnem para jogar barra-bandeira, esconde-esconde e pega-pega. Quando estamos cansados vamos dar um mergulho na piscina e, no fim do dia, ainda rola um passeio de bike”, conta a pequena Mariana Amancio, 11 anos. Em casa, Mari também não costuma pegar leve. Ela está aproveitando as férias para botar a leitura dos seus livros preferidos em dia. “Já li três livros de romance da escritora Paula Pimenta só nesse mês de janeiro. E olha que ainda pretendo comprar mais alguns para completar a coleção”, destaca a pequena.