Seguindo a tradição junina Chega o mês de junho e a gente já começa a pendurar bandeiras coloridas por todo lado. Se você é festeiro, sabe do que estamos falando. É São João! Mas você sabe o que a festa representa e tudo o que está envolvido nela?

Publicação: 20/06/2015 03:00

A festa que comemora o nascimento de São João Batista, no dia 24 de junho, é a mais conhecida entre as celebrações matutas. Trata-se de um evento cristão. Mas além deste, também são homenageados nesta época São Pedro (no dia 29) e Santo Antônio (no dia 13). Em Portugal, essas três datas marcam o início das festas católicas por todo o país.

Os amigos Emanuel Francisco da Silva, 7 anos, e Beatriz Correa, 5 anos, não perdem a festa por nada! Este ano, conheceram o arrasta-pé do Sítio da Trindade, zona norte do Recife. Como fazem todos os anos, os dois se vestiram de matuto dos pés à cabeça e caíram no forró, numa festa cheia de fogueiras, fogos de artifícios e comidas típicas da época.

Mas as tradições juninas vão além das vestimentas, danças e toda a decoração, com balões e bandeirinhas. Este é o momento das adivinhações feitas em nome dos santos. As mais populares são as associadas a Santo Antônio, aquele que “promete” arrumar um pretendente para um bom casamento, como colocar papeizinhos enrolados com nomes de vários meninos dentro da água e esperar para ver qual o primeiro que se abre, revelando assim o nome do prometido, ou ainda encher a boca de água e ficar atrás da porta esperando que alguém diga o nome de um homem.

No dia 13 de junho, logo depois do Dia dos Namorados, há distribuição de “pãezinhos de Santo Antônio”, nas igrejas católicas, e a dança de quadrilha, com a encenação do casamento matuto, também são associadas ao santo casamenteiro. Pela tradição, as mulheres que querem se casar devem comer o pão e colocá-lo ao lado de outros mantimentos, para que nunca falte alimento na casa.

Há ainda as quadrilhas, que acompanham a encenação do casamento do matuto, com direito a fogueira, fogos, noivo, noiva, pai da noiva, sacristão, juiz e delegado. Cada vez mais coloridas e animadas, as quadrilhas - uma dança de salão de origem francesa - se apresentam ao ar livre, em palanques ou arraiais. Tem que obedecer a um marcador, que usa palavras afrancesadas para indicar o movimento, como alavantú e anarriê. E agora que você já sabe de tudo isso, coloque seu chapéu, pinte o rosto e caia no balancê!