Passeio imperdível Orquídeas, cactos e bromélias dividem espaço com preguiças, saguis e tartarugas. No Jardim Botânico do Recife dá para aprender sobre a natureza de maneira divertida

Katarina Bandeira
ESPECIAL PARA O DIARIO

Publicação: 13/02/2016 03:00

 (KARINA MORAIS/ESP.DP)

Sabia que é possível embarcar numa aventura pela Mata Atlântica bem aqui no Recife? Com árvores de mais de 200 anos (como a Sapucaia-de-pilão), bichos vivendo ao ar livre, trilhas e plantas raras (Jacarandá-branco), o Jardim Botânico pode ser uma experiência e tanto. O lugar é maior que 10 campos de futebol juntos, dividido em sete jardins temáticos - Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Jardim Sensorial e Tropical. É tudo tão bem cuidado que o Jardim Botânico do Recife foi eleito um dos cinco melhores do Brasil pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

No Jardim, podem ser feitos piqueniques, visitas às plantinhas mais conservadas, brincadeiras e assistir a vídeos. É diversão misturada com aprendizado, tanto que os irmãos Arhur e Cecília Paz já visitaram o espaço quatro vezes. “Gostei de ver os animais, os bichos mortos (embalsamados em potes de vidro com formol) e também fiz uns desenhos”, ele conta.

Um espaço interessante é o laboratório onde ficam os animais conservados. Cobras-corais, aranhas caranguejeiras, borboletas e mariposas estão entre os bichos que podem ser vistos. Do lado de fora, é possível encontrar habitantes do próprio ecossistema do jardim, como saguis e tartarugas. Para quem quer ser um explorador da natureza e já tem mais de 10 anos, as trilhas na mata fazem parte da aventura. Durante a semana é preciso ligar para agendar o passeio, porém nos finais de semana os grupos se formam na portaria, às 9h, 10h e 13h, aos sábados e às 9h e às 13h, aos domingos.

 

Curiosidades

 

Bromélias

São 200 espécies. De acordo com a guia Flora Pessoa, quem cuida das plantas em casa precisa ter cuidado. “As bromélias acumulam água e podem virar focos do mosquito da dengue”. Na natureza, isso não ocorre. 

 

Cactos

Grandes, pequenos, com ou sem espinhos. Plantas típicas do Sertão nordestino se destacam por se adaptar facilmente a ambientes muito quentes e áridos e por reter água durante longos períodos.

 

Orquídeas

Lá tem mais de 250 espécies. O destaque fica para a Cattleya labiata, ameaçada de extinção. Além de muito bonitas, as flores têm um importante papel ecológico: elas atraem insetos e pássaros que espalham pólens.

 

Jardim Sensorial

Crianças especiais podem descobrir os encantos da natureza através do cheiro, do toque, do som ou até do olhar. Ele contém plantas de várias texturas, perfumes e sabores (dá para comê-las sem medo), e uma cascata.

 

Serviço

Jardim Botânico do Recife
Onde: BR 232, km 7,5, Curado
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 15h30
Informações: 3355-0001 e 3355-0002
Entrada: gratuita