Contos revelados A categoria juvenil da 2ª Mostra Cultural do Shopping Recife premiou textos de três candidatas, com idades de 10 e 11 anos. Elas escreveram sobre sonho, fantasia e o encantamento dos livros e se destacaram entre mais de 800 inscritos.

Publicação: 10/06/2017 03:00

Carolina e os livros

Era uma vez uma menina que morava em São Paulo, seu nome era Carolina e ela tinha quatorze anos. Carolina morava em um orfanato porque seus pais morreram quando ela era pequena. Carolina tinha uma grande paixão por ler, seja ficção, romance, biografia, ela ama! Até que um dia, Carolina decidiu fugir do orfanato para explorar o mundo. O seu sonho era viajar por vários lugares e conseguir vários livros diferentes.

Um dia, quando Carol estava sentada lendo um livro, um cartaz estava voando e pousou bem no seu rosto, para sua surpresa era um cartaz sobre uma escola de literatura, mas ela não poderia pagar a mensalidade. Até que ela teve uma ideia: Carolina iria escrever sua história, copiar e vender e com o dinheiro arrecadado iria pagar a mensalidade.   

No dia da venda, Carolina passou quatro horas sentada perto das cópias e ninguém comprava. Quando entardeceu, ela caiu na tristeza. De repente, apareceu uma menininha querendo levar um dos papéis, Carol se animou e deu para ela muito feliz! Na manhã seguinte, Carol se impressionou com a fila que estava querendo seu texto e assim conseguiu mais de cem mil reais em um único mês que deu para pagar, enfim, a escola. Com isso, Carolina ficou internacionalmente conhecida pela sua arte.

Aluna: Vitória Mariana (terceiro lugar)
Instituição: Colégio Apoio
Categoria: Jovem
Idade: 11 anos

Medo

Eu estava sozinha em casa. Meus pais tinham saído para um evento e me deixado só, era cerca de meia-noite e fazia um silêncio tão profundo que o arrastar de uma folha pelo vento poderia ser ouvido de longe. Foi aí que eu escutei um barulho vindo da cozinha. Da sala, que era o lugar onde eu estava, corri direto para o quarto, assustada, me escondi embaixo da cama.

Durante muito tempo eu fiquei lá, imóvel. De repente, ouvi um som de passos vindo em minha direção, então levantei a cabeça e vi um monstro horroroso! Ele vinha até mim com os braços abertos como se quisesse me pegar. Saí de debaixo da cama e corri, passei raspando pelo monstro e consegui sair do quarto.

Eu corria desesperadamente, mas aquela criatura estava prestes a me alcançar. Quando eu já estava sem forças e sem fôlego para continuar fugindo, tropecei em um móvel e bati a cabeça no chão, daí tudo começou a escurecer e eu comecei a ouvir vozes me chamando... Finalmente abri os olhos ao ouvir minha mãe dizendo:

- Ana, está na hora de acordar!

Aluna: Mel Zion Cordeiro (primeiro lugar)
Instituição: Colégio Boa Viagem
Categoria: Jovem
Idade: 10 anos

Os pássaros pizza

Era uma vez um pássaro chamado Alex que morava em uma lagoa com sua mãe, seu pai, seu primo Asnaldo e o seu irmão João. Perto da sua casa havia uma casa muito misteriosa, lá morava um bruxo muito mau chamado Bife. Esse bruxo planejava muitas coisas para destruir as crianças do mundo.

Um dia Alex e Asnaldo resolveram entrar na casa desse bruxo, quando entraram acabaram sendo vistos e foram transformados em pizza de pepperoni. Os dois saíram da casa sem saber o que fazer e decidiram enfrentar o bruxo. Então, eles pediram ajuda a João e, juntos, eles conseguiram matar o bruxo usando um sabre de luz colorido.

Quando eles voltaram para casa eles usaram as poções do bruxo para melhorar o mundo e viveram felizes para sempre.

Aluna: Mariana Aguiar de Andrade (segundo lugar)
Instituição: Aba Global School
Categoria: Jovem
Idade: 10 anos