Grupos de oração são alicerce seguro para o crescimento da fé

Publicação: 18/03/2017 03:00

Compromisso: Fiel da Paróquia de Santo Pio X, em Camaragibe, Matheus Nunes, 21 anos, participa dos retiros da RCC há seis anos (Shilton Araujo/Esp.DP )
Compromisso: Fiel da Paróquia de Santo Pio X, em Camaragibe, Matheus Nunes, 21 anos, participa dos retiros da RCC há seis anos

A célula primeira da Renovação Carismática são os grupos de oração. A partir deles, o movimento ocupou capelas, salões paroquiais e matrizes. Cresceu a ponto de dispor hoje de umas das maiores estruturas organizacionais da Igreja Católica no planeta. São muitas as caixinhas do organograma, mas de fácil entendimento para aqueles que, na explicação de Maria José Silva, presidente do Conselho Estadual em Pernambuco, “estão em unidade” com o movimento. Em outras palavras, seguem a missão, a visão e o planejamento da RCC.

Foi rápida a expansão da RCC. Para alcançar o formato atual, com uma associação de fiéis reconhecida e funcionando no Vaticano, o movimento precisou de um quarto de século apenas. Essa associação é o Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica, de sigla em inglês ICCRS. Cabe ao serviço, conforme sua missão, “promover unidade entre as variadas realidades e expressões da Renovação Carismática, o que o faz um centro de comunicação, colaboração e coordenação, tanto de caráter nacional e internacional.

No contexto mundial, o movimento carismático nacional tem se destacado. Tanto que um brasileiro, Marcos Volcan, ocupa a vice-presidência. Além dessa função, Volcan integra o Conselho Nacional da RCC, instância maior do movimento no país e formado pelos presidentes dos conselhos estaduais, um presidente e um membro permanente. Entre os representantes dos estados, Maria José Silva, pernambucana de Carpina, cujas paróquias estão subordinadas à Diocese de Nazaré da Mata.

“Existe uma infinidade de grupos no país e é isso que dá vida à Renovação”, considera Maria José. No estado, ela divide a tarefa da coordenação com um representande de cada uma das das nove dioceses e da Arquidiocese de Olinda e Recife, além dos ministérios. Esses, voltados a setores como criança, música e jovens. As dioceses, por sua vez, montam estruturas com características próprias. Em todas, a base são os grupos de orações. Aqui está o universitário Matheus Nunes, 21 anos. Fiel da Paróquia de Santo Pio X, ele participa dos retiros da RCC há cerca de seis anos. “A Renovação mudou radicalmente minha vida”, afirma. A mudança se deu no pensamento e nas atitudes. Deixou para trás uma vida de drogas e bebidas.

Conheça mais sobre a Renovação Carismática Católica e a Obra de Maria - Assista: bit.ly/localDP