Objetivo é a mudança definitiva

Publicação: 18/03/2017 03:00

Para Ilma, Renovação foi um elo com a doutrina católica (Peu Ricardo/Esp.DP )
Para Ilma, Renovação foi um elo com a doutrina católica
Experiência de fé profunda e única, o encontro com o amor do Espírito Santo é o ponto de abraço da Renovação Carismática Católica com os fiéis. Vivenciar o “novo pentecostes” é, para os seguidores do movimento, uma virada definitiva. Quem conhece não quer mais sair e acaba imerso cada vez mais nas atividades da renovação, buscando integrar-se aos ministérios para servir de acordo com um chamado e um propósito. Assim como aconteceu na Universidade de Duquesne, nos Estados Unidos, na década de 1960, ainda ocorre nos dias atuais.

É colocando o sentimento para fora que a dona de casa Ilma Pontes, 55 anos, fala sobre a renovação carismática. O movimento foi o elo de religação dela com a doutrina católica e determinante para mudar a própria vida. Antes de virar integrante em definitivo da RCC, em 1995, Ilma buscava a felicidade fugaz, em festas e bebida. Mantinha uma relação conturbada com o marido, dono de hábitos que a desagradavam. A renovação organizou os pensamentos de Ilma e ajudou-a a encontrar um caminho.

“É uma experiência tremenda de amor de Deus. Foi esse derramamento do Espírito Santo, de pessoas que se unem, que me atraiu para dentro da renovação. Me encontrei com um Deus que caminha ao meu lado, que escuta o meu clamor”, lembra Ilma, cuja fé e as atividades da renovação ajudaram a passar inclusive por problemas de saúde.

Ilma desenvolveu hérnias internas após uma cirugia bariátrica, chegou a usar muletas e cadeiras de roda. Desde 2010, realizou seis procedimentos cirúrgicos. O último, recentemente. A recuperação, ela sempre agradece a Deus. “A gente começa a agradecer a ele até pelo sofrimento. Esse louvor transforma tristeza em alegria, dor em esperança”, conta ela, que integra o grupo de oração Fraternidade do Espírito Santo, no Ibura.