Reconhecimento internacional pelas ações

Publicação: 22/04/2017 03:00

O Exército da Salvação, que atua nas áreas de educação, saúde e assistência social, já foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. “Fazemos um trabalho para servir a população e ações emergenciais como de apoio às vítimas de guerra. Atuamos na Guerra do Iraque e em desastres naturais como o caso do Furação Katrina, nos Estados Unidos, e do tsunami na Ásia. Além disso, trabalhamos em programas de apoio aos portadores de HIV em países africanos”, explica o major Paulo Soares.

Em 1974, foi criada a pessoa jurídica Assistência e Promoção Social Exército da Salvação (Aproses), que desde então administra os recursos destinados aos trabalhos sociais desenvolvidos pelo Exército da Salvação. Em Pernambuco, o Centro Comunitário Integrado, no Bairro da Torre, oferece acompanhamento para crianças a partir dos seis anos até adolescentes com 17 anos. Segundo o diretor do Aproses no Recife, capitão Israel Dias, a primeira unidade do estado funcionou no bairro do Prado, a partir de 1983, onde fica a outra igreja evangélica ligada à instituição.

“Não obrigamos as crianças e adolescentes a seguirem a religião, mas é claro que motivamos os valores que cremos. A partir daí, as pessoas se tornam cristãs, independentemente de serem integrantes do Exército da Salvação”, esclareceu Israel. Em Pernambuco, a instituição congrega cerca de mil pessoas. A entidade tem funcionários próprios trabalhando nos projetos sociais, que são mantidos pelas doações dos membros da igreja.