SANTOS JUNINOS » São João Batista

Publicação: 17/06/2017 03:00

O protetor dos doentes, São João, segundo a Bíblia foi quem batizou Jesus. É o mais famoso dos três santos juninos. É conhecido por ser o protetor também dos casados, além de proteger as pessoas contra dor de cabeça e de garganta. Ao contrário da maioria dos santos católicos, que comemora seu dia na data de morte, São João é celebrado no dia do seu nascimento, 24 de junho, provavelmente por volta do ano 2 antes de Cristo.  Ele foi profeta precursor de Jesus. Era filho de Zacarias, um sacerdote de Jerusalém, e de Isabel, prima da mãe de Jesus. Apareceu como pregador por volta do ano 27 depois de Cristo e quem confessasse seus pecados era por ele lavado no Rio Jordão, na cerimônia do batismo. Por isso, ficou sendo chamado de João Batista. O local onde ocorria esses batizados, atualmente, atrai imensa quantidade de peregrinos e turistas. Sua posse é disputada entre Israel e a Jordânia. Segundo a Bíblia, João foi atirado na prisão por ter censurado o rei Herodes Antipas, quando este se casou com Herodíades, a mulher de seu meio-irmão. Herodes prometeu à jovem dançarina Salomé, filha de Herodíades, o que lhe pedisse, após tê-la visto dançar. Salomé pediu a cabeça de João Batista, que lhe foi entregue de bandeja. O fato teria ocorrido em 29 d.C.

Simpatias e adivinhações

Deve-se apanhar pimentas num pé de pimenteira com os olhos vendados. Caso se colha pimenta verde, o noivo será jovem; se for madura, o casamento será com um velho ou viúvo; se a pimenta for de verde para madura, o casamento será com uma pessoa de meia-idade.

Na meia-noite do dia de São João, enfie uma faca virgem numa bananeira. No outro dia, pela manhã, retire-a e interprete o desenho, ou melhor, as iniciais do nome da pessoa com quem vai se casar.

Na noite de São João, escreva o nome de quatro pretendentes nas pontas de um lenço e depois dê quatro nós. No dia seguinte, a ponta que se desmanchar será o nome do seu noivo.

Escreva três nomes em pedaços de papel. Dobre-os bem e coloque-os, aleatoriamente, um no fogão, outro na rua e o último sob o travesseiro. Ao amanhecer, desdobre o que está sob o travesseiro; esse será o futuro cônjuge.

Encha uma bacia ou prato virgem com água e leve-a ou leve-o para a beira da fogueira na noite de São João. Acenda então uma vela e, enquanto se vai rezando uma Ave-Maria, deixe os pingos da cera caírem na água. Depois é só interpretar a inicial do nome da pessoa com quem vai se casar.

Oração a São João Batista

“São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós esta quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciaste com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João Batista rogai por nós. Amém”.

São João do carneirinho

São João aparece geralmente como um menino segurando um cordeiro (anunciando a vinda de Jesus), como um jovem pregando no deserto ou ainda batizando Jesus. Nas festas juninas é costume fazer uma fogueira, lembrando aquela feita por seus pais para comunicar o seu nascimento.