Homens renascidos através do Terço Em reuniões das quais mulheres não participam, católicos se abrem sobre problemas e alcançam a paz

ANA PAULA NEIVA
aneiva@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 07/10/2017 03:00

A programação se repete. Não há palestras ou celebrações, mas os homens se reúnem no Santuário Mãe Rainha, em Ouro Preto, Olinda. A participação das mulheres não é proibida, mas evitada. É o Terço dos Homens, que vem realizando transformações por meio da oração mariana. Mudanças de comportamento, maneira de agir e lidar com a própria família, trabalho e sociedade. Promovido em várias paróquias da Região Metropolitana do Recife, o movimento faz parte da ação de evangelização das famílias e consegue engajar fiéis do sexo masculino que estavam afastados da Igreja Católica.

A participação na oração só tem aumentado. No Santuário da Mãe Rainha são 300 integrantes ativos. Cerca de 47 paróquias de Pernambuco estão inscritas no site oficial do movimento (www.tercodoshomens.org.br). “O número é bem maior porque atualmente o terço é realizado em várias comunidades. Temos reuniões nas quais já se juntaram cinco mil homens, como aconteceu recentemente na cidade de Patu, no Sertão do Rio Grande do Norte. Em janeiro deste ano, mais 70 mil se reuniram num encontro anual em Aparecida do Norte, no estado de São Paulo”, disse o tesoureiro da Associação Nacional do Terço dos Homens Mãe Rainha, José Luiz Pimentel.

Para rezar o Terço não precisa de muito protocolo. Basta alguém convidar. No boca em boca, a população se encarrega de divulgar a oração, impulsionando os grupos. Durante o encontro não há palestras, pois se reza apenas o Rosário. “O mais importante é que essa oração tem tirado muitos do vício, da pornografia, do adultério, devolvendo-os à companhia da família e à frequência dos sacramentos da Igreja”, ressalta.

Com o Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965, a Igreja Católica abriu novos horizontes. Surgiu a Renovação Carismática, que trouxe fôlego novo para religiosos e leigos. Junto com o movimento veio o Terço dos Homens, na tentativa de trazer de volta o fiel do sexo masculino para a Igreja. “Antes eu era católico batizado, mas não praticante. Meus vínculos aconteceram após a aliança de amor à Maria”, observa o representante comercial Gilberto Batista Júnior, 47, coordenador do grupo Terço dos Homens do Santuário Mãe Rainha.

O gerente de produção Rubens Rosa, 64, foi um dos primeiros a participar dos encontros em Olinda. “Eu era dependente do cigarro e consegui deixar o vício depois do Terço. Vivo firme na fé em meio às atribulações do dia a dia”, ressalta.

Durante a oração, as mulheres devem ser evitadas, uma vez que a presença delas pode inibir os homens, segundo os participantes. “É um momento só nosso, no qual temos a liberdade para chorar, nos emocionar, expor nossas fraquezas também, enquanto desfiamos as contas do Terço. Se as companheiras estiverem presentes, os maridos ficam constrangidos”, comenta Pimentel. Mas a presença delas não é de fato vetada. “Uma vez, uma esposa desconfiada demais veio conferir se o marido estava realmente na igreja em plena terça-feira à noite”, lembra o membro da associação.

Depois de conhecerem o movimento, elas aprovam e fazem questão da presença deles no Terço. Foi o que aconteceu com a doméstica Flávia Maria Rodrigues, 37, que viu a vida do marido, o vendedor Leonídio Carneiro da Silva, 45, mudar da noite para o dia, depois dele ter ingressado no grupo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Muribeca Rua, Jaboatão dos Guararapes. “Antes, ele bebia demais e eu também. Agora, ele está mais carinhoso, paciente comigo. Nosso relacionamento melhorou bastante”, diz a mulher, cujo marido já frequenta o Terço há quatro anos.

Quem vai às reuniões uma vez não esquece mais. Foi assim com o marceneiro Albino França Lima, 59, que antes de participar do terço era dependente do álcool. “Eu só passava na frente da igreja bêbado. Não sabia rezar uma Ave Maria. Hoje, coordeno o grupo da minha pastoral”, conta Albino, que participa das orações há 20 anos, na Igreja de São Francisco de Assis, na UR-7, na Várzea.

Trechos do Terço

Oferecimento
Divino Jesus, nós vos oferecemos este Terço que vamos rezar, contemplando nos mistérios da nossa redenção. Concedei-nos, por intercessão de Maria, Vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências desta santa devoção.

Credo
Creio em Deus pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo Seu único Filho, Nosso Senhor.
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos.
Foi crucificado, morto, sepultado. Desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia.
Subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na vida eterna. Amém.

Pai Nosso
Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino e seja feita a Vossa vontade, assim na Terra, como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ângelus
Deus vos salve Virgem
Filha de Deus Pai
Ave-Maria, cheia de graças, o Senhor é Convosco;
Bendita sois Vós, entre as mulheres, e Bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus; Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Deus vos salve
Virgem Mãe de Deus Filho
Ave-Maria, cheia de graças …
Deus vos salve Virgem Esposa do Divino Espírito Santo
Ave-Maria, cheia de graças …

Glória
Glória ao pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente aquelas que mais precisarem.
Abençoai o Santo Padre, o Papa. Santificai a vossa Igreja dando a unidade e a paz. Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes admirável de Schoenstatt rogai por nós e abençoai as nossas famílias. Confio em teu poder e em tua bondade, em ti confio com filialidade, confio cego em toda a situação Mãe, no teu Filho e na tua proteção.

Ó Maria concebida sem pecado Rogai por nós, que recorremos a vós.