São José

Publicação: 17/03/2018 03:00

Conhecido como um dos santos mais populares do mundo, São José é o protetor da Igreja Católica, das famílias e padroeiro dos trabalhadores. Esposo da Virgem Maria, criou Jesus, o Messias, Salvador do mundo, como seu filho. Na Bíblia, ele aparece no Novo Testamento nos livros de Mateus (1-2) e Lucas (1-2) como um homem trabalhador, responsável e justo. Era carpineiro, homem de muita inteligência. Em Pernambuco, ele é o padroeiro de 23 municípios. Tradicionalmente na Igreja Católica, seu dia celebrado em 19 de março, data que representa para os agricultores do estado como favorável ao plantio e lavoura. Se chover, é sinal de sucesso e fartura na colheita.

Simpatias

Para ter a vida financeira protegida:

Pegue um pedaço de pano que nunca tenha sido usado e faça com ele um saquinho. Coloque dentro qualquer quantia em dinheiro e feche-o. Diga: “este dinheiro é de São José”. Depois, reze um Pai Nosso e uma Ave Maria. Ofereça o saquinho ao santo, pedindo que nunca deixe faltar dinheiro em sua carteira e guarde-o dentro dela. No dia seguinte, abra o saquinho, tire aquele dinheiro e coloque no lugar uma quantia maior. Feche-o e repita tudo o que fez da primeira vez. Guarde o saquinho com o dinheiro por um ano. Deixe o dinheiro retirado em uma igreja, aos pés da imagem de São José.

Realizar desejo:
Em vários pedacinhos de papel, escreva os nomes das frutas que mais gosta. Enquanto dobra cada um deles e os coloca numa vasilha, pense com muita fé em um desejo (apenas um). Então, faça seu pedido a São José e sorteie um bilhete. Prometa que durante um ano não comerá a fruta sorteada ou qualquer prato que a tenha como ingrediente. Não gosta de fruta? Faça o mesmo com doces ou comidas que adora. Logo após o sorteio, reze a oração de São José.

Lírio nas mãos de São José
Faz parte de uma tradição que vem de um dos Apócrifos, segundo o qual, o Sumo Sacerdote teria reunido os jovens de Jerusalém para saber qual deles seria o pai do Messias prometido. Cada um tinha um bastão de madeira; e a resposta de Deus seria dada pela flor que brotaria de um bastão de um dos jovens, o que teria acontecido com o bastão que José segurava. É uma bela tradição, mas a Igreja não tem condições de confirmá-la. O mais importante é que José foi de fato, escolhido para ser o pai adotivo do Jesus Cristo.

Oração de São José
“Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos para que tenha uma solução favorável. Ó pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José, rogai por nós que recorremos a vós. Amém”.