Normas do edital precisam ser respeitadas

Publicação: 09/11/2019 09:00

No primeiro dia do Enem 2019, 376 candidatos foram eliminados do exame por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender orientações dos fiscais ou se negar a ser identificado por biometria. Para evitar que problemas como esses voltem a acontecer neste domingo, o Ministério da Educação (MEC) reforçou a orientação de que os participantes devem evitar equipamentos eletrônicos e ficar atentos ao que pode ou não pode levar aos locais de prova.

A principal mudança deste ano foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de prova. Além disso, o exame deve ser realizado com caneta de tinta preta fabricada em material transparente. É item obrigatório um documento oficial de identificação, original e com foto. É aconselhável ainda levar cartão de confirmação de inscrição e declaração de comparecimento impressa, caso precise do documento. A orientação é separar, neste sábado, roupa, calçado, lanches e materiais que serão levados no dia da prova.

Os itens proibidos são borracha; corretivo; chave com alarme; artigo de chapelaria; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros; manuais; régua; óculos escuros; caneta de material não transparente; dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes); fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.