Vintage mais que moderno Mistura de estilos está em evidência na Casa Cor Pernambuco, apontando para as novas tendências

Wagner Souza
ESPECIAL PARA O DIARIO
wagner.antonio@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 24/09/2016 03:00

Visitação: Espaços da Casa Cor podem ser percorridos para quem busca novidades decorativas (Marcela Cintra/Esp.DP )
Visitação: Espaços da Casa Cor podem ser percorridos para quem busca novidades decorativas

Tendência em alta no mercado da decoração e em muitas residências, a mistura de elementos modernos e antigos em um mesmo ambiente ganha força e novidades. Para quem gosta desse estilo, um deleite: começou a 30ª edição da Casa Cor Pernambuco, justamente num casarão do século 19 com arquitetura colonial e estilo classicista imperial, na Avenida Rui Barbosa. A mostra também valorizou a cultura local, artesanato, tudo assinado por 76 arquitetos, decoradores, designers e paisagistas renomados. O projeto possui 42 ambientes, num espaço de 900 m2.

O espaço foi bem aproveitado com espelhos, móveis vintage, artigos em alumínio e valorizando estrutura como pilastras, marcadores de portais e piso, tudo para preservar a aura antiga da casa construída em 1850. As ideias propõem compor espaços diferentes, trazendo funcionalidades tecnológicas, ao mesmo tempo em que conserva ares clássicos ou vintage. Isto é, qualquer cômodo da casa pode receber cenários que mesclam o clássico com o contemporâneo.

Sob o comando das irmãs Isabela Coutinho e Carla Cavalcanti, a edição deste ano apresenta as principais tendências do mercado da arquitetura e do design. O evento tem como objetivo resgatar os antigos valores, destacando a diversidade dos ambientes e as principais tendências do mercado da arquitetura e do design de interiores em uma localização mais central da cidade, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.

Com o tema Celebração do morar brasileiro, o evento visa a criação de experiências que inspirem os visitantes a transformarem suas casas focando no bem-estar. “Na mostra dá para perceber que as cores estão mais suaves e os móveis delicados. E também podemos ver como a fotografia está cada vez mais ganhando espaço nas paredes, ganharam esse viés artístico”, comenta Pedro Ariel, um dos diretores do evento.

O uso do aço corten cortado a laser foi explorado desde mobiliários a fachadas. Técnicas da Steel Decor, por exemplo, aparece na frente de grandes lojas internacionais como Louis Vuitton e Dior. As peças são bem sofisticadas e modernas.

 (Marcela Cintra/Esp.DP )

Turíbio & Zezinho
Para o arquiteto e um dos expositores Zezinho Santos, não existem objetos decorativos obsoletos e ultrapassados. “Se você gosta de algo, não deixe de usar por causa de tendências. O ideal é decorar com aquilo que nos representem de algum modo, desde que seja feito de maneira coerente com o seu estilo e ambiente”, aconselha. “Se é bom, nós preservamos e damos um destino legal em alguma parte da casa”, acrescenta o companheiro e também arquiteto Turíbio Santos. Juntos, eles expõem um ambiente pela primeira vez na Casa Cor no living batizado de A Sala de Turíbio e Zezinho, que retrata um pouco do gosto pessoal do casal. As peças que mais chamam atenção no cenário são um sofá com estampa de samambaia e uma cristaleira com miniatura de vaquinhas. “Amamos samambaias, por isso escolhemos esta estampa”, explica Zezinho.

 (Marcela Cintra/Esp.DP )

Automação
Na exposição há também uma cozinha integrada com a sala de almoço/jantar que possui recursos de automação: a iluminação pode ser controlada através de um iPad. O tablet ou smartphone, por sua vez, pode ser carregado em um dispositivo instalado no balcão com esta função. Para suprir a carência de uma janela, foi instalado no espaço um painel de luz, para deixar o ambiente mais agradável. Os quartos e banheiros também apresentam característica do clássico mesclando com o moderno.

Novos tons
A Casa Cor Pernambuco também acaba descortinando uma tendência de cores para quem pretende renovar os ambientes da casa no final do ano. A indústria de tintas Iquine disponibilizou 1.200 opções de tons, através do Sistema Tintométrico Icores - Leque Aquarela do Brasil, para que os arquitetos pudessem criar, inovar e ousar em todos os espaços da mostra. Das cores mais utilizadas predominou o Dialine Branco Neve, por combinar e contrastar com praticamente todos os outros tons.

 (Marcela Cintra/Esp.DP )

Celebração do modo de morar brasileiro
O uso do aço cortado a laser foi explorado desde o mobiliário até fachadas. Painéis vazados (foto mais à direita) são excelentes opções para dividir ambientes. Além de Pernambuco, a Casa Cor está presente em outros 19 estados brasileiros e realiza ainda outros cinco eventos internacionais, em Miami (Estados Unidos), Peru, Chile, Equador e Bolívia.